ESP/CE amplia programas de Residência Multiprofissional com mais de 100 novas vagas

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) anunciou a abertura de 104 novas vagas para a Residência em Área Profissional da Saúde (Resmulti), que abrange programas uniprofissionais e multiprofissionais. A ampliação, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira (8), contempla nove especialidades, incluindo duas formações pioneiras no Brasil: Saúde Digital e Saúde e Esporte.

Desde o início de 2024, a ESP/CE, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), vem articulando com o MEC para viabilizar a iniciativa. Com a aprovação, serão ofertados programas nas seguintes áreas: Saúde Digital, Saúde e Esporte, Odontologia, Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia, Cuidado Clínico-Cirúrgico, Cuidados Paliativos e Multiprofissional em Obstetrícia.

Planejamento e impacto

Olivia Bessa, diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, destacou que a ampliação é fruto de um planejamento minucioso. “Identificamos áreas prioritárias e demandas da Sesa, formatamos os projetos pedagógicos e submetemos ao MEC”, explicou. Segundo Jamisse Araújo, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), a aprovação fortalece o potencial do Ceará em formações em serviço, além de atender às especificidades das novas áreas.

Residências pioneiras

A Residência em Saúde Digital busca integrar tecnologias e telessaúde aos serviços, fortalecendo a cultura digital na saúde pública do Ceará. O programa, com sede em Fortaleza, será desenvolvido em unidades hospitalares da Rede Sesa, coordenadorias e no núcleo de teleatendimento.

Já o programa de Saúde e Esporte tem como objetivo capacitar profissionais para uma atuação interprofissional focada na qualidade de vida e no desempenho de praticantes de atividades físicas e atletas. Os campos de prática incluirão unidades de saúde da Sesa e o Centro de Formação Olímpica (CFO).

Foco na saúde do idoso

Dentre os novos programas, o de Saúde do Idoso é o que oferece o maior número de vagas: 27 no total. Helania Cruz, coordenadora da formação, enfatizou a importância de intensificar os cuidados multiprofissionais para atender à crescente população idosa. Dados do IBGE revelam que a proporção de idosos no Brasil quase dobrou entre 2000 e 2023, passando de 8,7% para 15,6%.

Maior residência do Brasil

Com as novas especialidades, a ESP/CE consolida sua posição como a maior instituição de Residência em Área Profissional da Saúde do país, superando 600 vagas oferecidas em programas de pós-graduação. Segundo Kellyane Munick, gerente de Residência Multiprofissional, as equipes pedagógicas já trabalham na definição dos processos seletivos, que serão divulgados em breve pelos canais oficiais da ESP/CE.

O post ESP/CE amplia programas de Residência Multiprofissional com mais de 100 novas vagas apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.