Ceuma e IOA/ITC lançarão cursos de especialização com uso de cadáveres frescos


Os cursos de atualização, aprimoramento médico e especializações prometem inovar os estudos na área da saúde em São Luís Os alunos egressos do curso de Medicina e os médicos que já atuam no sistema de saúde terão, em breve, uma grande oportunidade de se especializar na área médica. O aperfeiçoamento será oferecido pela Universidade Ceuma, em parceria com o Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC) e o Instituto Orofacial das Américas (IOA).
O Dr. Márcio Leite será o responsável pela coordenação e execução dos novos projetos entre o Grupo Educacional Ceuma e o IOA/ITC
Divulgação/Ceuma
Em breve, as instituições vão lançar um calendário de cursos de atualização, aprimoramento médico e especializações, que prometem inovar os estudos na área da saúde em São Luís.
“Este é um passo importante para todo o Grupo Educacional Ceuma e para o IOA/ITC, que, apesar de ser um grupo recente no Brasil, já se destaca por sua expertise nessa área. Ao unir-se à Universidade Ceuma, que há três décadas transforma a educação brasileira, oferecendo cursos de excelência com compromisso educacional e credibilidade, teremos à nossa disposição os instrumentos necessários para implementar práticas inovadoras nessa área”, declarou o Dr. José Márcio Soares Leite, que é assessor de Assuntos Especiais do Grupo Educacional Ceuma.
Os cursos, além de oferecer uma base teórica sólida, terão uma abordagem prática diferenciada, tanto para os alunos recém-formados, quanto para os profissionais que já possuem experiência na área médica.
Um dos grandes diferenciais dos cursos de especialização oferecidos pelo Ceuma e IOA/ITC será o acesso dos alunos às peças anatômicas humanas frescas, preservadas apenas pela temperatura e sem a adição de produtos químicos. Essa metodologia permite a vivência de situações que simulam com precisão o ambiente dos centros cirúrgicos, proporcionando um aprofundamento técnico que aprimora ainda mais as habilidades já adquiridas durante a formação médica e a prática profissional.
Desde de junho de 2023 que a Universidade Ceuma firmou um convênio com o ITC, para investir na formação de alunos de Medicina, com a instalação de laboratórios de última geração e a importação de cadáveres congelados dos Estados Unidos e países da Europa.
O convênio visa oferecer uma experiência real em procedimentos clínicos ou cirúrgicos, a partir de um aprendizado consistente e realístico em cadáveres frescos, aprofundando o conhecimento e a experiência dos futuros médicos no campo da anatomia avançada, uma iniciativa pioneira no estado do Maranhão.
Universidade Ceuma e IOA/ITC realizam primeira aula com cadáveres frescos no curso de Medicina
Divulgação/Ceuma
A iniciativa que era, a princípio, voltada para alunos da graduação, agora passa a ser realizada, também, na especialização. O objetivo do Ceuma é capacitar os profissionais para atuarem com excelência no mercado de trabalho, através de um corpo docente altamente instruído e, também, em recursos técnicos, para oferecer o que há de melhor na área de ensino, pesquisa e extensão.
Com mais essa parceria, a Universidade Ceuma sai mais uma vez na frente na ampliação de recursos para a qualificação profissional, preparando-os para serem profissionais de excelência. Pois, cada vez mais a universidade investe para ofertar uma graduação e pós-graduação diferenciadas, que atendam a todas as demandas do mercado, algo muito importante nessa área tão essencial para a preservação da vida humana que é a Medicina.
O Dr. Márcio Leite será o responsável pela coordenação e execução dos novos projetos entre o Grupo Educacional Ceuma e o IOA/ITC, como os cursos de especialização. Com um vasto currículo, o Prof. Dr. Márcio Leite já foi coordenador do curso de Medicina da Universidade Ceuma e também do Centro Universitário Euro-Americano (UniEuro) em Brasília. Ele é graduado em Medicina (UFMA – 1973), Mestre em Ciências da Saúde (UFMA – 2001) e Doutor em Ciências da Saúde (UnB – 2010).
Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Luís, Secretário de Estado da Saúde do Maranhão, e também como Assessor Especial de Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. É professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão e médico aposentado do Ministério da Saúde.
“A nova função como assessor especial é uma missão importante, mais uma vez confiada a mim pelo Grupo Educacional Ceuma. Antes, estive à frente de cursos de Medicina, e agora cuidarei dessa área vital de especialização médica. Certamente, traremos ao ITC/IOA nossa experiência profissional, não apenas na área médica, mas também na gestão de saúde pública e no magistério. Todos que me conhecem sabem que me dedicarei ao máximo. Estou grato pela confiança depositada em mim e por me confiarem mais esta missão para alavancar a saúde no Maranhão”, afirmou.
Sobre o ITC/IOA
Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos (ITC) e o Instituto Orofacial das Américas (IOA) em São Luís
Divulgação/Ceuma
O ITC promove o aprimoramento de técnicas, tecnologias e procedimentos em diversas especialidades das áreas da saúde. Através dos cursos de imersão, com foco na excelência do aprendizado, prática imersiva e levando a experiência ao mais alto nível.
O Instituto conta com uma estrutura de nível internacional, projetada para proporcionar a melhor experiência tanto no estudo teórico quanto na prática imersiva.
Um dos grandes diferenciais do ITC é que ele oferece cursos de grande abrangência em peças anatômicas, inclusive os planejamentos digitais com escaneamento ou tomografias, cursos de imagens, de cirurgias, biópsias, implante capilar, rejuvenescimento íntimo, preenchimento de glúteo, preenchimento de coluna, ortopedia, neuro e mais utilizando cadáveres frescos.
Já o IOA é a maior rede de ensino odontológico do mundo, com foco na democratização da educação. O instituto trabalha com as mais recentes tecnologias, para que os alunos sejam destaque em um mercado tão competitivo. Movidos pela paixão, educação e inovação, o IOA foi o primeiro no Brasil a implantar a Odontologia Digital e a oferecer especializações que ainda não fazem parte da maioria das instituições de ensino.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.