As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram divulgadas nesta segunda-feira (13). A partir do resultado, os estudantes interessados podem fazer o cadastro para ingressarem em instituições públicas de ensino superior no Brasil a partir do Sisu.
Este ano, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) o total de 264.181 vagas em mais de 6,8 mil cursos de graduação em 17 instituições de ensino público diferentes. Confira abaixo o calendário de inscrição, como se candidatar e quem pode se inscrever no Sisu:
Próximos passos: como se inscrever no Sisu 2025
Após a divulgação da nota do Enem, é possível fazer a inscrição no Sisu. Essa inscrição distribui, a partir das notas, vagas em faculdades e universidades públicas. Confira o passo a passo de como se candidatar:
- Fazer a inscrição pela internet no site do Portal do Acesso Único ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/);
- O candidato deve fazer Login Único pela conta do gov.br;
- No site do Sisu, há inscrição onde se escolhe dois cursos de sua escolha;
- O resultado será divulgado em 26 de janeiro;
- Para quem for selecionado, as matrículas serão entre 27 e 31 de janeiro;
- Caso o estudante não tenha sido selecionado, mas deseje uma vaga, há possibilidade de manifestar interesse na lista de espera entre 26 e 31 de janeiro.
Calendário do Sisu 2025
- Inscrição: de 17 a 21 de janeiro;
- Resultado: 26 de janeiro;
- Matrícula dos selecionados: de 27 a 31 de janeiro;
- Manifestação de interesse na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro.
Quem pode se inscrever no Sisu?
Podem se inscrever no Sisu todas as pessoas com Ensino Médio completo que fizeram a última prova do Enem e tiraram uma nota superior a 0 na redação; treineiros não podem participar.