Arthur Zanetti, atleta de ginástica artística e campeão olímpico, anunciou esse domingo (12) sua aposentadoria aos 34 anos durante o programa “Esporte Espetacular” e em uma carta aberta.
Zanetti foi o primeiro atleta latino-americano a ser campeão olímpico nas argolas, em Londres 2012. Na sua trajetória esportiva, ele participou de três olimpíadas, sendo medalhista de ouro em Londres 2012 e medalhista de prata no Rio 2016, tendo também participado na edição Tóquio 2020. Por conta de uma lesão no braço esquerdo, o atleta não participou da última edição das Olimpíadas, em Paris 2024.
Além dos títulos olímpicos, o atleta também possui quatro medalhas em Mundiais (1 ouro, 3 pratas) e seis medalhas em Jogos Pan-Americanos (3 ouros, 3 pratas), diversas participações em etapas de Copa do Mundo e domínio invicto de quase dois anos, entre 2012 e 2014, que lhe rendeu o apelido de “Rei das Argolas”.
Embora não participe de futuras competições como atleta, Zanetti planeja seguir carreira como professor e técnico. “Foram 27 anos da minha vida dedicados a você, ginástica. E serão outras dezenas de anos ainda. Pode contar comigo.”, afirma o campeão olímpico em sua carta aberta.
“Aposentado da ginástica, mas não longe da ginástica. Tive a oportunidade, fui convidado aqui por São Caetano para começar a dar treino para escolinha. Era um dos meus objetivos ser treinador. Vai ser uma coisa nova pra mim, estou com muito medo, mas estou muito ansioso, muito feliz por essa oportunidade”, revela atleta.
Arthur Zanetti se despede da participação como atleta em competições de ginástica artística com uma bela trajetória e um legado para futuras gerações.
O post “Rei das argolas” anuncia aposentadoria aos 34 anos apareceu primeiro em O Estado CE.