Veja como verificar se os ingredientes que você oferece para seu animal são bons para a saúde canina Comida de verdade para cachorro: identifique alimentos seguros e tóxicos
Divulgação
Quando o tutor escolhe oferecer alimentação natural para o seu cachorro, diversas opções de alimentos passam a ser considerados nas refeições, incluindo também a comida de verdade.
Mas, você sabe identificar quais alimentos são seguros e quais alimentos são tóxicos para a saúde canina? Segundo o princípio básico da toxicologia, ‘a diferença entre o remédio e o veneno está na dose’.
Para te ajudar a realizar escolhas melhores e preservar o bem-estar do seu melhor amigo, entenda a seguir o que é a comida de verdade e quais alimentos são seguros e tóxicos para cachorros.
O que é comida de verdade?
Na Alimentação Natural (AN), a comida de verdade ou comida natural, são as porções preparadas a partir de ingredientes frescos e selecionados de qualidade para as refeições dos cachorros.
Além do sabor e da textura irresistível, a comida também oferece outros benefícios como uma pelagem mais brilhante, longevidade e bem-estar, de forma alternativa a ração tradicional no mercado pet.
Uma das principais diferenças da comida de verdade é a sua base ser feita a partir de alimentos humanos, além das receitas serem formuladas com suplementação animal, a exemplo da Mascote Fit.
Agora que você já conhece mais sobre a Alimentação Natural (AN) e como são preparadas as receitas das comidas de verdade, conheça a seguir mais detalhes sobre os alimentos próprios para cachorro.
Alimentos seguros: o que você pode oferecer para seu cachorro
Alguns alimentos de consumo humano são considerados seguros para cachorros, estão presentes nas receitas de alimentação natural e podendo também serem oferecidos in natura, como:
● Beterraba: rica em vitaminas A, B e C, ajuda a aumentar a imunidade do pet e deve ser servida cozida.
● Brócolis: é repleto de nutrientes, contribuindo para uma boa alimentação dos cachorros, quando servido cozido.
● Batata doce: com muitas fibras, dá uma maior saciedade, vitaminas e minerais
● Cenoura: tem vitaminas para a saúde do pet, ajuda a limpar os dentes e desenvolver os músculos mastigatórios.
● Chuchu: cozido e sem tempero, o chuchu oferece a sensação de saciedade, além de possuir vitaminas e fibras boas para cachorro.
● Couve-flor: com vitaminas A e B, também é fonte de fibras e pode ser servida cozida e com tempero.
● Espinafre: é rico em nutrientes como cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro.
Além dos legumes, algumas frutas também são permitidas como Abóbora, Banana, Goiaba, Maçã, Manga, Melancia, Pêra e Tomate.
Alimentos tóxicos: o que você deve evitar oferecer para o cachorro
Entre os alimentos de consumo humano, alguns apresentam propriedades que podem ser prejudiciais para a saúde canina e devem ser evitados na oferta aos cachorros. Veja quais são eles a seguir:
● Chocolate: o doce conta com uma porcentagem de teobromina, que é tóxica para os cachorros. O consumo pode provocar vômito, diarreia e até a morte.
● Nozes macadâmia: presentes em bolachas e bolos, as nozes podem provocar vômitos, diarreia e hipertermia nos cachorros.
● Uvas e uvas passas: as uvas em geral podem provocar insuficiência renal nos cachorros e devem ser sempre evitadas.
● Cebola: contém tiosulfato, uma substância tóxica que pode causar anemia.
● Alimentos com xilitol: o xilitol é um tipo de adoçante presente em doces que pode provocar falência hepática.
● Ossos e espinhas: essas estruturas podem danificar os dentes dos animais e provocar obstruções na garganta e também no intestino. Procure saber com o seu veterinário de confiança quais ossos são recomendados para seu cão roer!
● Comida do prato humano: sem o equilíbrio na quantidade de nutrientes e minerais, os cachorros podem desenvolver algum tipo de distúrbio digestivo.
Além dos alimentos listados, sempre que tiver dúvida do que pode ou não pode oferecer para os cachorros, consulte o veterinário.
Conheça a Mascote Fit e ofereça os benefícios da Alimentação Natural para o seu cachorro