A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu, na manhã desta quarta-feira, Fernando Bispo da Silva, de 52 anos, condenado a 73 anos de prisão por estupro e acusado de atacar sexualmente ao menos 17 mulheres. O homem, natural de Mar Vermelho, em Alagoas, foi identificado por uma das câmeras de vigilância enquanto caminhava na região da 25 de Março, no centro da cidade. O reconhecimento do criminoso foi por meio de uma operação que utilizou o sistema de reconhecimento facial do programa Smart Sampa, da Prefeitura
De acordo com a Polícia Civil, ele agia sempre de forma similar: encapuzado e armado com um facão. O modus operandi incluía abordar vítimas que desembarcavam de ônibus e, em seguida, levá-las a um matagal próximo para cometer os crimes. O suspeito estava foragido desde outubro do ano passado.
Após ser identificado pelo sistema de monitoramento, agentes da GCM realizaram a abordagem e encaminharam o acusado ao 8º Distrito Policial, no Brás, onde permanece à disposição da Justiça.
O programa Smart Sampa, que conta com 20 mil câmeras espalhadas pela cidade, tem sido um aliado na captura de criminosos. Nos primeiros seis meses de funcionamento, 388 foragidos foram localizados, e 1.532 prisões em flagrante foram realizadas com o auxílio do sistema.
O post Videomonitoramento em SP localiza criminoso sexual que estava foragido apareceu primeiro em O Estado CE.