A Azul (AZUL4) informou, na manhã desta sexta-feira (9), que mantém conversas independentes com a Abra Group, controladora da Gol (GOLL4), e que essas negociações “seguem evoluindo”. Mas a empresa reiterou que, até o momento, nenhum acordo — vinculante ou não — foi formalizado entre as partes.
No comunicado enviado ao mercado, a Azul reforçou que, além do acordo de code-share (em que duas ou mais empresas compartilham o mesmo voo) previamente anunciado, não há qualquer formalização sobre uma possível parceria ou combinação de negócios com a Gol e seus acionistas controladores.
Reação do mercado
Uma notícia publicada ontem pelo jornal Valor Econômico indicou que as empresas devem assinar, nas próximas semanas, um memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) que delineará as condições para a união dos negócios
A reação do mercado foi positiva, e as ações de ambas as empresas dispararam na Bolsa de Valores. Hoje, às 12h (horário de brasília), no entanto, as ações AZUL4 caem 0,71%, a R$ 4,22, enquanto GOLL4 registra queda de 4,14%, a R$ 1,62.
Pressão da concorrência
A consolidação é vista como uma resposta à crescente competitividade da Latam, que se fortaleceu após sua reestruturação financeira. Fontes destacam que o cenário desafiador, marcado pela volatilidade do dólar e juros altos, também pressiona Gol e Azul a buscar sinergias.
“Azul e Gol precisam de uma estrutura robusta para competir com a eficiência e ampla cobertura da Latam na região”, afirma uma fonte ligada às negociações.
O post Negociação entre Azul e Gol “seguem evoluindo”, diz comunicado apareceu primeiro em Monitor do Mercado.