O presidente Lula (PT) disse, nessa quinta-feira (9), querer que a galeria de fotos de ex-presidentes, no Palácio do Planalto, traga mais informações sobre cada um deles. E citou que Jair Bolsonaro (PL) “foi eleito com mentiras” e Michel Temer (MDB), com “golpe”.
A fala ocorreu durante visita surpresa à galeria, que foi depredada nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 e reinaugurada no ano passado. Nela, constam fotos de todos os ex-presidentes, com datas de nascimento e morte, além dos períodos dos mandatos.
Lula foi ao local acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e de servidores da Presidência. Na visita, queixou-se de que não há mais informações sobre cada um. “O que eu quero é que conte a história. A Dilma [Rousseff] foi eleita, foi reeleita e depois sofreu impeachment por um golpe. Depois esse aqui [Temer] não foi eleito, tomou posse em função do impeachment da Dilma e depois esse aqui foi eleito em função das mentiras [Bolsonaro]. É isso que tem que colocar”, afirmou.
Dilma (PT) teve o mandato cassado em 2016 em processo de impeachment que tramitou na Câmara e no Senado. As duas Casas consideraram que a então presidente cometeu crime de responsabilidade pelas chamadas “pedaladas fiscais”, com a abertura de crédito orçamentário sem aval do Congresso Nacional.
A decisão, no processo e no mérito, foi acompanhada sem contestação pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Após o afastamento de Dilma, Temer, eleito vice na chapa em 2014, assumiu a Presidência.
Segundo Janja, cada foto na galeria será acompanhada de um QR code. Quando foi refeita a galeria no ano passado, a única mudança foi a instalação de uma foto do local após a depredação em janeiro de 2023.
O presidente disse que estava apenas dando palpites. Ele sugeriu até incluir quantos votos cada um teve. “Única coisa que eu quero é, quando a pessoa vier aqui, ao olhar na cara do presidente, saiba o que aconteceu com cada um. Por exemplo, tem presidente aqui que tem fotografia que ficou um dia só como presidente”, afirmou, ao se referir a Carlos Coimbra da Luz, que comandou o Brasil por três dias em 1955.
O post Governo sugere incluir mentiras de Bolsonaro e “golpe” de Temer em galeria apareceu primeiro em O Estado CE.