Passados os primeiros cinco dias de campanha eleitoral em Fortaleza, com os candidatos intensificando atos nas ruas da cidade, foi possível perceber que os prefeituráveis estão priorizando a presença em bairros da periferia da cidade, disputando os votos de eleitores dessas regiões da cidade. A periferia é tema constante no debate eleitoral. Ao passo que o prefeito e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), destaca ações nas regiões mais periféricas da Capital, adversários criticam a atual gestão municipal pelos problemas encontrados nesses locais.
O prefeito, inclusive, vem adotando em seu discurso a defesa da periferia, com destaque para o uso do óculos juliet, que remete à juventude periférica e já é uma marca da campanha de Sarto. O primeiro ato de campanha foi uma caminhada na Barra do Ceará na última sexta-feira (16). “Sou cria da Barra do Ceará, cresci na periferia de Fortaleza. Sinto muito orgulho de retornar a esse bairro, na honrosa missão de prefeito, e levar benefícios para quem mora lá e precisa de espaço de lazer, esporte, oportunidade de trabalho”, disse Sarto, na ocasião.
Nessa terça-feira (20) o prefeito esteve no Caça e Pesca e disse que a maioria dos investimentos da sua gestão são direcionados à periferia. “92% do nosso orçamento é para a periferia”. Já nesta quarta-feira (21), o candidato do PDT fará outra caminhada, agora no bairro Ancuri,, também na periferia.
Já o candidato do PT, deputado estadual Evandro Leitão, acusa a gestão de Sarto de centralizar os investimentos nas áreas nobres da cidade. O petista também tem priorizado a presença na periferia da cidade, começando a campanha com ato no Pirambu.
Nessa terça-feira (20), Evandro esteve no Jardim das Oliveiras e falou sobre o foco na periferia da cidade. “Aqui falta pavimentação, as pessoas estão clamando pela intervenção do Poder Público (…). Nós iremos mudar isso, com intervenções por parte da Prefeitura, seja com pavimentação, limpeza pública, iluminação”, disse o petista, que amanhã tem agenda prevista no Bom Jardim.
Outro candidato que tem focado na periferia é o Capitão Wagner (União Brasil), que escolheu o bairro Damas para instalar o comitê de campanha. Nesta quarta-feira (21) Wagner tem, entre as agendas previstas, adesivaço no Bonsucesso e carreata no Siqueira. “Enquanto outros candidatos só vão na periferia em época de eleição, eu vim de lá e conheço muito bem essa realidade e a importância que a periferia tem. A nossa campanha está muito focada nessa valorização das pessoas, tanto é que o nosso comitê central está na periferia, e as nossas ações estão muito focadas para estes bairros”, disse o Capitão ao O Estado nessa terça-feira (20).
O ex-deputado federal também afirmou que as ações de sua campanha vão ocorrer em todos os pontos da cidade, mas terão um foco maior na periferia “porque queremos dar um verdadeiro choque de gestão na nossa cidade com o olhar voltado para quem mais precisa de atenção e cuidados da Prefeitura”.
O deputado federal André Fernandes (PL) deu a largada na campanha com uma motocarreata no último sábado (17) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), partindo do Bom Jardim rumo ao Meireles. Fernandes também instalou comitês espalhados por Fortaleza, localizados em bairros como Bom Jardim, Maraponga, Serrinha e Lagamar.
Outros candidatos
Nos últimos dias, o candidato do Novo à Prefeitura de Fortaleza, Eduardo Girão, tem feito atividades no Comitê Central, no bairro Joaquim Távora, além de reuniões com a equipe, participação em entrevistas, entre outras ações. Técio Nunes (PSOL) também tem participado de entrevistas, além de atos com apoiadores. Candidato pelo Solidariedade, George Lima divulgou como última agenda da sua campanha uma entrevista.
Chico Malta (PCB), nessa terça-feira (20), teve agenda interna, com uma reunião do Comitê do Poder Popular, além de uma entrevista. Zé Batista (PSTU) fez panfletagem com trabalhadores da construção civil.
(Por Igor Magalhães)
O post Candidatos à Prefeitura disputam espaço na periferia apareceu primeiro em O Estado CE.