Quadra chuvosa de 2025 deve ser acima da média na RMF, aponta Funceme

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a projeção de chuvas para não somente Fortaleza, como também a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), apresenta uma quadra chuvosa “de normal a acima da média” para os meses de fevereiro, março, abril e maio.

Francisco Vasconcelos Júnior, pesquisador da Fundação, conta que a apresentação detalhada sobre as perspectivas da meteorologia para a quadra chuvosa de 2025 será feita em 21 de janeiro. No entanto, o período da pré-estação de chuvas já vem demonstrando resultados em outras regiões do estado. Do início da manhã da segunda-feira (6) até a manhã da terça-feira (7), foram registradas chuvas em 51 municípios, com as maiores precipitações concentradas no sul do Ceará. Os principais destaques foram Santana do Cariri (155 milímetros), Crato (110 milímetros), Milagres (107 milímetros), Missão Velha (102 milímetros) e Mauriti (100,8 milímetros).

Em reunião na última terça (7), com representantes de órgãos municipais e estaduais, para o primeiro encontro do Conselho de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza, o Prefeito Evandro Leitão afirmou sobre medidas para lidar com as chuvas: “Nós iremos monitorar, fazer um mapeamento das áreas de risco, iremos fazer um monitoramento meteorológico, nós vamos prestar assistência, enfim, fazer um trabalho de assistência, sobretudo para aquelas 89 áreas de risco. No momento que a quadra invernosa chegar, a nossa população não sofrerá tanto como ultimamente nos últimos anos temos observado”.

O post Quadra chuvosa de 2025 deve ser acima da média na RMF, aponta Funceme apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.