As bolsas de NY (Nova York) registraram quedas nesta terça-feira (20), encerrando uma sequência de oito pregões consecutivos de alta para o S&P 500 e o Nasdaq.
Investidores adotaram uma postura cautelosa enquanto aguardam a divulgação da ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) e o aguardado discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole.
Desempenho dos índices
- Dow Jones caí 0,15% (40.834,97 pontos);
- S&P 500 recua 0,20% (5.597,10 pontos);
- Nasdaq cede 0,33% (17.816,94 pontos).
Expectativas para a semana
A expectativa pelo discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, e a ata da última reunião do FOMC têm mantido os investidores em alerta. A análise do CityIndex aponta que o clima de cautela domina os mercados, com investidores buscando mais clareza sobre possíveis cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos.
Michael Every, estrategista global do Rabobank, afirmou que o Simpósio de Jackson Hole poderá confirmar se o Fed entrará no ciclo de flexibilização monetária, que já ocorre em outras partes do mundo.
Fed mantém cautela em relação à política monetária
Nesta tarde, Michelle Bowman, diretora do Federal Reserve, reforçou a necessidade de paciência no processo de relaxamento monetário para evitar comprometer o progresso na redução da inflação. Bowman alertou que é crucial não reagir de forma exagerada a dados isolados, destacando a abordagem cuidadosa do Fed em relação à política monetária.
Mercado de ações
Entre as ações que se destacaram, a Eli Lilly subiu 3,08% após divulgar dados preliminares indicando que seu medicamento para perda de peso reduziu significativamente o risco de progressão para diabetes tipo 2. Já a Palo Alto Networks registrou alta de 7,18% após superar as expectativas dos analistas em seus resultados trimestrais ajustados.
Por outro lado, as ações da Tesla, que inicialmente apresentaram ganhos após a Comissão Europeia revisar as tarifas para veículos elétricos importados da China, fecharam em queda de 0,73%. A Paramount Global também registrou queda, de 1,17%, após um executivo de mídia tentar impedir a fusão da empresa com a Skydance Media. O Bank of America recuou 2,47% após a notícia de que a Berkshire Hathaway reduziu novamente sua participação no banco.
Recompra de ações
Um relatório da Oanda destacou que o volume de recompra de ações nos Estados Unidos até 9 de agosto deste ano está no mesmo nível de 2022. Esse dado reflete um sentimento positivo no mercado, indicando que as empresas continuam confiantes em suas perspectivas de longo prazo
O post EUA: Bolsas de NY caem e quebram sequência de altas apareceu primeiro em Monitor do Mercado.