Pistas também terão ‘speed tables’, uma espécie de faixa elevada na pista que força o motorista a reduzir a velocidade ao passar por ela. Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca
Reprodução
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), anunciou nesta terça-feira (20) um cronograma para a redução da velocidade máxima permitida na Avenida Lúcio Costa, na orla da Barra da Tijuca e do Recreio.
Hoje, a avenida tem velocidade máxima de 70km/h e, segundo a secretaria, daqui a 90 dias, a partir das adequações necessárias de estrutura e de sinalização, a velocidade será reduzida para 60km/h.
A decisão foi tomada a partir de estudos da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, que analisaram as opções para tornar a via mais segura para motoristas, ciclistas e pedestres. A redução da velocidade vai estar conjugada a um projeto de urbanização que prevê a implementação de elementos físicos, os chamados Speed Table, para a redução da velocidade nas travessias existentes.
Inicialmente as intervenções começam pelas áreas da Barra, entre os postos 3 e 8 e, no Recreio, entre o fim da Praia da reserva e o Pontal.
A secretaria vai afirma que a ideia é começar pelas áreas mais movimentadas, com mais fluxo de pedestre e de tráfego. Segundo o órgão, a criação dos “speed tables” é tão, ou mais importante, que a redução de velocidade porque garante a redução nos pontos de travessia.
O speed table é uma espécie de faixa elevada na pista que força o motorista a reduzir a velocidade ao passar por ela. Ao contrário das lombadas tradicionais, é mais suave e menos desconfortável para os veículos, mas é eficaz na diminuição da velocidade. Além disso, garante uma travessia mais segura porque obriga o veículo a reduzir a velocidade nos pontos instalados. Ao todo deverão ser implementados cerca de 20 speed table.