A causa da morte ainda será investigada. A passagem de baleias-jubarte pelo Litoral Norte de SP é comum nesta época do ano. Elas saem da região da Antártica e vão em direção ao litoral da Bahia para se reproduzirem em águas mais quentes. Amostras da carcaça vão passar por estudos
Reprodução/Instituto Argonauta
Uma carcaça de baleia-jubarte de 14 metros de comprimento foi encontrada em uma praia de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, nesta segunda-feira (29).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O Instituto Argonauta foi acionado e encontrou a baleia no início da faixa de areia da Praia de Guaecá. O animal já estava em estado de decomposição. Ainda não se sabe o que causou a morte da baleia.
A equipe do instituto coletou partes da carcaça da baleia. O material vai passar por análises e pesquisas.
A baleia foi enterrada na praia
Reprodução/Instituto Argonauta
O trecho onde a baleia foi encontrada foi isolado até a chegada de um maquinário específico para que a carcaça fosse enterrada ainda na faixa de areia da mesma praia.
A prática de enterrar animais de grande porte encontrados nas praias é algo comum. “Quando realizado de forma correta, não oferece risco de contaminação. O procedimento é uma prática segura, pois as carcaças enterradas retornam nutrientes ao ambiente, contribuindo para a manutenção da saúde do ecossistema”, explica o oceanógrafo Hugo Gallo.
As baleias-jubartes são mamíferos marinhos que podem atingir 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas.
A passagem de baleias-jubarte pelo Litoral Norte de SP é comum nesta época do ano. Elas saem da região da Antártica, onde se alimentam durante o nosso verão, e vão em direção ao litoral da Bahia para se reproduzirem em águas mais quentes.
O animal já estava morto quando encalhou
Reprodução/Instituto Argonauta
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina