Os esforços do governo para acomodar os seus apoiadores no interior do estado não está dando certo. É como juntar cães e gatos no mesmo saco. A tentativa de uma conciliação pela força dos que estão por cima, não agrada aos que estão por baixo. Se for para fazer crescer a sua tropa dependendo de uma medida de imposição compulsória, e governo vai perder parte da sua tropa por descontentamentos generalizados que terminar estimulando traições. Nos sertões, o rolo político e partidário não aceita esse tipo de fermento para decidir quem vai chefiar os municípios do Estado no processo sucessório eleitoral dos municípios. O que se imaginava ser uma solução ameaça se tornar uma ameaça de derrota confirmada na abertura das urnas. Perde o governo e ganham os compadres que não se toleram, mas se unem com acordos de sobrevivência. Prefeituras e Câmaras Municipais, responsáveis pela organização das campanhas e montagem das chapas, tentando agradar, prometem cumprir as determinações das chefias se for do agrado da maioria, mas fica sempre aberta a brecha das minorias que podem também crescer no decorrer da campanha. Veja o que acontece em Juazeiro. Estava tudo certinho para uma vitória antecipada do candidato do PT com o apoio de Elmano e Camilo, mas as pesquisas estão mostrando o contrário. O PT e o PSB passariam a ser os herdeiros da queda do PDT, mas parece que não consultaram o Padre Cícero. O senador Cid Gomes (PSB) a quem coube à tarefa de reorganizar um grupo que tem no comando do PT e PSB, dezenas de municípios são disputados apoiados por aliados como PSD, PP, Republicano, MDB, PCdoB, entre outros. Querelas antigas não são fáceis de serem contornadas, e leva ao enfrentamento partidos unidos “por decreto” como era de se esperar quando se trata de disputar o poder. Os próprios aliados, com partidos aliados do Palácio da Abolição de disputar o poder. Temos assim, um desafio que vai exigir talento político do Ministro Camilo, do Governador Elmano e do senador Cid Gomes.
Acordo de bastidor. Um acordo juntando oposição e governo está sendo desenhado silenciosamente nos bastidores. Os elogios do governador Elmano de Freitas ao deputado Danilo Forte aponta nessa direção. André Fernandes tem provocado com insultos o Capitão Wagner publicamente, deixando claro que não o quer no bloco oposicionista. Discípulo de Paes de Andrade e Aldo Rebelo, Danilo é cobra criada.
Segundo turno. A inexperiência e implicância do menino André está “enxotando” o capitão Wagner do bloco oposicionista. O Capitão não é um “Zé Ninguém” nem tem vocação pra ser o bobo da corte. E tem por trás dele o deputado Danilo Forte como coordenador da sua campanha. Qualquer acordo será para o segundo turno das eleições
Medida que faltava. A deputada Lia Gomes acha a grande notícia do momento para os que trabalham no campo, a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Mutirão Permanente de Serviço de Saúde para todas as famílias que atuam e sobrevive na área rural, geralmente um setor sempre afastado dos centros de atendimento médico.
Marcação cerrada. Adversários do deputado Evandro, candidato do PT à PMF, exercem marcação cerrada sobre ele em dois pontos: a sua posição contra a CPI do Narcotráfico, e a promoção progressiva de servidores estaduais. Trata-se de casos da exclusiva alçada da Justiça Eleitoral.
Isso não é bom. O PT está perdendo feio em Juazeiro. O deputado Fernando Santana ficou bem distante do prefeito Gledson na primeira pesquisa. Mas no Crato o candidato governista está indo bem e tudo indica que poderá equilibrar o quadro político na Zona Sul do Estado.
PSD que cresce. O PSD nacional, diz o deputado Fernando Hugo, assume posições estratégicas muito boas na Câmara e no Senado, em relação aos demais partidos moderados. Segundo ele, esse partido, sob a batuta do presidente Kassab, assume a condição de força moderadora entre os partidos do centro-direita, missão exercida no passado ao MDB de Eunício em seu tempo de presidente do Senado Federal.
Vez de Janaína. Em Crateús, com o prefeito Marcelo cassado, agita-se a campanha da sucessão, comentando-se de que será uma das batalhas políticas mais acirradas da História daquele importante município. Torna-se realidade que a candidata Janaína terá o apoio de toda a força governista, à frente Camilo, Cid e Elmano.
Tiros que amedrontam. A notícia vinda de Caucaia que mais assustou nestes primeiros dias de campanha foi à deflagração de mais de 10 tiros, por dois indivíduos na frente da residência da candidata do PSDB à Prefeitura, Dra. Emília Pessoa. Sobre o ataque, o presidente nacional do partido, Marconi Pirillo, afirmou que “tiros não impedirão o partido de ter a sua candidata”.
Medida positiva. A boa notícia do início da semana para empresários com dívidas na Receita Pública foi o lançamento da Procuradoria Geral do Estado, do Programa de Regulamentação, cujo objetivo principal é a solução de débitos dos empresários, avançando para a regularização da situação de milhares de empresas que enfrentam esses problemas.
O post União de cães e gatos apareceu primeiro em O Estado CE.