A Câmara Federal tem 83 deputados, incluindo 18 mulheres, concorrendo a 74 vagas de prefeito, a duas de vice-prefeito e a sete postos de vereador nas eleições do próximo mês de outubro. O número de parlamentares da Casa que estão na disputa em 2024 é superior ao registrado na votação de 2020, quando 59 disputaram vagas de prefeito e 7 de vice-prefeito, totalizando 66.
Neste ano, a corrida municipal volta ao patamar de eleições anteriores a 2020, como a de 2016, quando 82 deputados se candidataram. A nova relação, divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, está dividida entre 61 titulares e 22 suplentes.
Até agora, são 457.162 candidatos em todo o Brasil, sendo 15.439 para prefeito, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados ainda podem mudar até 16 de setembro, data-limite para julgamento dos pedidos de registro de candidatura ou pedido de substituição de candidatos. Entre os concorrentes ao posto de prefeito, 2.316 são mulheres ou 15% do total. Ainda em relação aos candidatos a esse cargo, 5.063 se declararam pardos (33%) e 677 pretos (4%).
Ao todo, 16 partidos lançaram deputados como candidatos. Por ordem de maior número de disputantes estão: PT (18); PL (16); União (7); PP, PSD e Republicanos (6 cada); MDB (5); Cidadania, PDT, Podemos, PSB e Psol (três cada); e Avante, PSDB, PV e Solidariedade (um candidato cada). Entre os candidatos a prefeito, 24 parlamentares federais disputam vagas em 17 capitais: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo.
No Rio de Janeiro há três deputados disputando a Prefeitura. E oito cidades apresentam dois deputados concorrendo à mesma vaga de prefeito: Belo Horizonte, Campo Grande, Imperatriz (MA), Manaus, Montes Claros (MG), Natal, Niterói (RJ) e São Paulo.
(Com Agência Câmara)
O post Câmara dos Deputados tem 83 candidatos nas eleições municipais deste ano apareceu primeiro em O Estado CE.