A deputada estadual Emilia Pessoa e candidata à Prefeitura de Caucaia pelo PSDB relatou tiros de arma de fogo em frente à sua casa durante uma agenda de campanha. A candidata realizava um café da manhã com familiares, lideranças e candidatos a vereadores da sua coligação partidária na manhã do último sábado (17) quando foram ouvidos mais de dez disparos em frente à casa de Emilia, conforme os relatos.
Testemunhas relataram que dois homens armados com pistola de calibres 9mm e 0.40, em moto sem placa, circularam pela rua onde mora a candidata e começaram a atirar. A Polícia Militar e a Polícia Civil estiveram no local para investigar o caso.
“A polícia esteve presente no local para devidas providências e aguarda-se urgentemente esclarecimentos. Sendo tentativa de intimidação política, ou qualquer outro motivo para esse tipo de vandalismo, quero deixar claro que, como cidadã, mulher de coragem e defensora da minha Caucaia, estarei seguindo a agenda de campanha, visitando e conversando com o meu povo, percorrendo as ruas e bairros dessa cidade onde nasci e me criei”, relatou Emilia Pessoa.
“Espera-se que autoridades competentes da Segurança Pública mudem os números absurdos de violência que vivemos. Não quero resposta tão somente desse caso que aconteceu comigo, mas sim do que pode ser feito para que todos nós possamos viver em paz. Isso não pode acontecer com mais nenhum cidadão de Caucaia”, completou a candidata, em nota enviada pela sua assessoria de imprensa.
Repercussão política
Após o episódio de violência, Emilia Pessoa recebeu apoio dos presidentes estadual e nacional do PSDB. Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e presidente do PSDB Ceará, falou em “ atentado à democracia” e criticou os governos estadual e federal pelos problemas na segurança pública.
“O PSDB Ceará expressa total repúdio a qualquer forma de violência e reitera que a candidata está preparada para mudar a situação de abandono que vive o povo de Caucaia. Nenhuma arma e nem munição calará a voz de Emília Pessoa. A luta do PSDB é para garantir que todo cidadão e cidadã tenha direito à segurança pública. Algo que nem o Governo Federal e nem o Estadual são capazes de oferecer. O medo prospera. A violência não pode ditar as regras do nosso Estado. Estamos com você, Emilia!”, diz nota do partido assinada por Élcio.
Do comando nacional do PSDB, Marconi Perillo chamou o episódio de “gravíssimo” e que feriu diretamente os princípios democráticos.
“Nossa jovem democracia permanece fragilizada, ameaçada por atos de violência política. A polarização extremada está levando nosso país a um caminho perigoso, onde o diálogo é substituído pela violência. É por isso que insistimos: há vida inteligente fora dos extremos. Não nos intimidarão”, disse nota do presidente nacional do PSDB.
Ele também cobrou a proteção da deputada e sua família ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Os diretórios estaduais de outros partidos como Cidadania (em federação com o PSDB), União Brasil e PDT, também se manifestaram sobre o caso, prestando solidariedade à Emilia.
O post Emilia Pessoa relata tiros em evento de campanha em Caucaia; PSDB se manifesta apareceu primeiro em O Estado CE.