O afastamento de uma possível recessão nos Estados Unidos, maior economia do mundo, causou um otimismo generalizado no mercado. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, soube abraçar esta oportunidade e subiu 2,56% na semana passada, atingindo sua maior máxima intradiária da história na sexta-feira (16).
Apesar de fechar em leve queda, impulsiona por uma realização de lucros e pelas falas de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, a Bolsa começou a semana bem. Às 10h55 desta segunda-feira (19), o índice atingiu, pela primeira vez na história, os 135 mil pontos.
Com os cortes nas taxas de juros dos Estados Unidos ficando cada vez mais certas e próximas, o mercado americano disparou, com as bolsas chegando ao seu melhor desempenho semanal em 2024. O S&P 500 subiu 3,93%.
Fundos imobiliários
O IFIX, índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários, também apresentou recuperação, subindo 1,06%. O mercado de fundos imobiliários, formado maioritariamente por investidores pessoa física, reage geralmente com atraso às mudanças no mercado, mas agora parece estar acompanhando a tendência de alta.
Expectativas para corte de juros
O mercado continua ajustando suas apostas em relação aos juros nos EUA. A probabilidade de um corte de 0,25 ponto percentual na próxima reunião do Federal Reserve é de 75%, segundo a ferramenta de monitoramento do CME Group.
Expectativas para a semana
Nos Estados Unidos, o foco estará no discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, previsto para sexta-feira (23), que pode trazer novos indícios sobre o rumo da política monetária americana. Além disso, o mercado acompanhará a divulgação da ata do FOMC, o mercado de trabalho nos EUA e o setor imobiliário americano.
No Brasil, o Boletim Focus, já publicado, trouxe atualizações sobre as expectativas econômicas, enquanto a balança comercial será divulgada na quarta-feira (21) e a reunião do Conselho Monetário Nacional está agendada para quinta-feira (22).
Veja o podcast
Na série “Perspectivas da Semana” o sócio da Wise Investimentos, Sérgio Ricciardi, aprofunda as tendências e eventos que pautarão o mercado financeiro. Toda segunda-feira, no canal do YouTube do Monitor do Mercado.
O post Otimismo no mercado leva Bolsa a novo recorde apareceu primeiro em Monitor do Mercado.