Juros do cartão de crédito atingem 426,9% ao ano

Os juros do rotativo do cartão de crédito recuaram 5,3 pontos percentuais para as famílias, passando de 432,2% ao ano, em julho, para 426,9% ao ano em agosto. Em 12 meses, os juros da modalidade caíram 18,6 pontos percentuais, segundo apontaram as Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgadas pelo Banco Central.

O crédito rotativo dura 30 dias e é aquele tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Ou seja, contrai um empréstimo e começa a pagar juros sobre o valor que não conseguiu quitar.
A modalidade tem as taxas mais altas do mercado. Em janeiro deste ano, entrou em vigor a lei que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, mas a medida não afeta a taxa de juros pactuada no momento da concessão do crédito. Como ela só se aplica a novos financiamentos, o impacto na apuração estatística é defasado ao longo dos meses. Já no cheque especial, a taxa média da modalidade ficou em 134,3% ao ano, com alta de 2,7 pontos percentuais no mês e de 2,4 pontos em 12 meses.

O post Juros do cartão de crédito atingem 426,9% ao ano apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.