![](https://s2-g1.glbimg.com/P-hUbavznU9glvuEpJqeyGFFJx8=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/E/7/zTlqESSL6zBhBafFpNgQ/whatsapp-image-2024-08-10-at-10.46.03-1-.jpeg)
Conforme a Cetesb, as corredeiras e as baixas temperaturas do inverno colaboram para a formação da espuma. Episódios ocorrem devido à parcela de esgoto urbano que ainda não é tratada de forma correta. Espuma voltou a tomar conta do rio neste sábado (10)
Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal
O Rio Tietê, considerado um dos principais rios do estado de São Paulo, voltou a ser tomado por uma espuma branca no trecho de Salto (SP). A imagem, registrada neste sábado (10), mostra a substância nas proximidades da Ponte Pênsil.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com moradores do entorno, a substância não emite nenhum tipo de odor. Ela já havia tomado conta do rio outras vezes, sendo a última no mês de junho.
Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que a espuma é formada devido à diminuição do índice de chuvas durante o inverno, período em que as temperaturas são mais amenas. Por isso, a vazão do rio é reduzida, formando a espuma.
Ainda conforme a nota, os episódios ocorrem por conta da parcela de esgoto urbano que ainda não é tratada de forma correta. A empresa afirmou que o governo estadual tem trabalhado para universalizar a coleta e o tratamento, com o intuito de colaborar para a melhoria das condições do Tietê.
A TV TEM chegou a entrar em contato com a Prefeitura de Salto para mais esclarecimentos. No entanto, não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Cetesb informou que espuma se forma devido ao baixo índice pluviométrico
Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM