Terminam nesta quarta-feira (18) as inscrições para a terceira edição do curso gratuito De-Curadoria/Curadoria e Crítica para a Arte Cearense, que acontece entre os próximos dias 1º de outubro e 1º de novembro. O resultado da seleção será divulgado no próximo dia 25. As aulas se dão no modelo híbrido, com algumas ocorrendo na sede do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e outras via Google Meet. Os encontros serão de segunda a sexta, das 18h30 às 20h30. (18) via qr-code ao final deste conteúdo. Serão disponibilizadas 50 vagas.
A iniciativa é uma parceria com o Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC). De acordo com a gerente do museu, Cecília Bedê, o curso surge como um projeto de inserção no debate nacional sobre as consequências dos processos coloniais nas artes. “O curso reverbera a urgência do pensamento decolonial e visibiliza algumas experiências que agenciam processos ético-políticos de decolonização, histórico-sociais de descolonização e reparação histórica dentro do mundo da arte”, afirma.
O curso é composto por quatro módulos com temas para o pensamento sobre arte e sociedade nos dias atuais. As etapas do curso, complementa a gestora, “tentam contemplar problemáticas das artes contemporâneas que deem visibilidade às questões que envolvem o papel do museu, o lugar da curadoria e da crítica de arte […] Trata-se, portanto, de fazer ver no trabalho curatorial e da crítica de arte seus mais amplos sentidos”.
Terceira edição
Em sua terceira edição, o curso se volta para a produção crítica e curatorial no Ceará, entendendo que há hiatos históricos, baixa fortuna crítica sobre a arte cearense, sua história, seus acervos e sua produção contemporânea. Um dos fatores identificados é a ausência de registros em publicações e espaços de formação.
O evento se volta para os seguintes objetivos: fomentar o pensamento crítico sobre a arte cearense a partir dos diversos pontos de vista como a produção artística, a arte educação, acervos, curadoria, produção cultural; estimular a pesquisa crítica e a produção textual voltadas para as artes visuais; pensar a curadoria voltada para publicações sobre artes visuais; oferecer acompanhamento para produções críticas e curatoriais, envolvendo a pesquisa sobre as artes visuais; pensar os acervos de artes; orientar para a criação de registros, documentações e escritos; estimular a produção de memórias (transgeracionais, expandindo os enfoques além de artistas já consagrados) para as artes visuais cearenses; e apresentar experiências de pesquisa curatorial e produção crítica a partir de outros pontos de vistas e territórios.
O post Terminam nesta quarta (18) as inscrições para curso gratuito de curadoria para arte cearense apareceu primeiro em O Estado CE.