Vereadores de Fortaleza cobraram uma retratação do Partido Liberal (PL) no Ceará por conta de um vídeo com imagens de um culto religioso, tiradas de contexto e exibidas como se fossem de apresentações do aniversário de Fortaleza. O Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) foi palco tanto para críticas ao partido quanto às fake News na política.
O primeiro vereador a trazer o tema foi o próprio Ronaldo Martins. O vereador voltou a acusar o PL de disseminar “fake news” de forma “irresponsável”. No vídeo divulgado pela sigla, na última sexta-feira (11), Ronaldo Martins e o prefeito Evandro Leitão (PT) aparecem lado a lado, dançando em um palco e, na legenda, há críticas ao pagamento de cachês milionários a cantor no aniversário de Fortaleza enquanto faltam remédios nos postos.
“Ao abrir minhas redes sociais no sábado (12), tinha lá centenas de pessoas que me marcaram e me xingando. Como eu tinha cobrado um cachê milionário para cantar no aniversário de Fortaleza. E, na verdade, pegaram a imagem de um culto evangélico que eu estive cantando. Esse evento foi realizado em janeiro, não tem nada a ver com o aniversário de Fortaleza”, explica Ronaldo.
O parlamentar reclamou do “desgaste e do prejuízo” para sua imagem por conta da publicação dessa “fake News”. “Eu espero pelo menos uma retratação do Partido Liberal utilizando o mesmo tempo que utilizaram par publicar uma fake news
que eles possam ali fazer uma retratação dizendo que essas imagens não foram no aniversário de Fortaleza e que eu não cobro para cantar, não recebi verba milionária”, cobrou o parlamentar.
O líder do Governo na Casa, Bruno Mesquita (PSD), foi ao encontro do colega e cobrou a retratação do PL. “Depois que apaga, pode apagar das redes sociais, mas não apaga da memória do povo, não”, criticou Mesquita. “Estão querendo manchar a história de vossa excelência”, disse o líder ao vereador da base.
Seguiram o posicionamento do líder do Governo os vereadores Aglaylson (PT), Professor Enilson (Cidadania), Luciano Girão (PDT), Carla Ibiapina (DC) e Adail Júnior (PDT). As palavras mais duras vieram do vice-líder da Câmara, Adail.
Adail cobrou o posicionamento contrário às fake News de todos os vereadores, em especial do PL. “Porque se essa assessoria do PL for a mesma do gabinete do deputado Carmelo Neto foi por maldade. Não retiro uma vírgula porque já encarei esse debate”, afirmou o pedetista. Carmelo é presidente do PL Ceará.
Na sequência, o vereador Jorge Pinheiro (PSDB) também criticou a divulgação do vídeo. “Está errado”. A vereadora Priscila Costa (PL) minimizou a situação e caracterizou o caso como um “equívoco” que prejudicou a imagem do vereador Ronaldo. O erro do vídeo, para Priscila, foi ter ligado o vereador ao “escândalo que é a gastança do prefeito Evandro Leitão”. “Acredito que a intenção não foi atingir o Ronaldo Martins”, analisou Priscila.
(Por Maurício Moreira)
O post Vereadores cobram retratação do PL por “fake news” contra Ronaldo Martins apareceu primeiro em O Estado CE.