O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (14) que pretende implementar tarifas sobre o setor farmacêutico “em breve”. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa ao lado do presidente de El Salvador, Nayib Bukele.
Segundo Trump, as tarifas têm como objetivo reduzir a dependência dos Estados Unidos em relação à produção internacional de medicamentos, especialmente na China. “Não produzimos mais os nossos medicamentos. As companhias farmacêuticas estão em outros lugares, como China, não mais nos EUA”, disse.
A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Ajuda às montadoras e possível revisão do USMCA
Trump também mencionou que estuda formas de ajudar a indústria automobilística norte-americana, que tem sofrido com os efeitos das tarifas. “Talvez possamos fazer algo relacionado às partes de veículos dentro do USMCA”, declarou.
Ele disse que as montadoras precisam de “mais tempo para se ajustar” e sugeriu eventuais mudanças no USMCA, o acordo comercial que substituiu o NAFTA e envolve Estados Unidos, México e Canadá.
Efeitos sobre os mercados e investimentos
Apesar da volatilidade inicial causada pela guerra comercial, Trump afirmou que os mercados “se acostumaram com as tarifas” e estão “fortes”. Segundo ele, o governo norte-americano está arrecadando cerca de US$ 3 bilhões por dia com as tarifas.
O presidente também relacionou as tarifas a um aumento de investimentos no país. Como exemplo, citou a Nvidia, empresa de tecnologia que teria anunciado novos aportes nos EUA devido ao ambiente tarifário.

Trump ainda afirmou que a inflação no país está “resolvida” e que os “números estão ótimos”, sem apresentar detalhes. A inflação nos EUA tem sido um dos principais temas de debate entre investidores e o Federal Reserve (Fed).
O post Trump quer taxar setor farmacêutico e ajudar montadoras apareceu primeiro em Monitor do Mercado.