Calma! A gente sabe que pela frase, parece que vamos falar de polícia. A página policial não é esta que objetiva tratar de política e todas as consequências dos gestos de quem a faz. Só que a frase está num contexto muito mais grave, explicitado por um Desembargador cearense, que foi delegado, sargento de polícia, é presidente do Tribunal Regional Eleitoral e depois que divulgamos, ganhou o mundo deixando as pessoas preocupadas, assustadas e às vezes desesperançadas. Nenhuma palavra do pronunciamento público do Desembargador trata de reclamo isolado ou de sentimento político. O desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, destemido sertanejo, vindo das asas de Padim Cícero Romão, aponta seus temores com o crédito de fatos que vivenciou no mister de seu trabalho. Chegou a contar causos de estar numa cidade onde o delegado despachava de casa e outro município onde foi testar as coisas da eleição e sequer delegado havia. Mais adiante seu testemunho estarrece quem leu e ouviu que foi obrigado a prender um prefeito por conta das estripulias das facções, muitas delas insatisfeitas promovendo guerras com adversárias por suas esquinas e pontos de drogas. No doutorado que faz em direito, por certo Raimundo Nonato vai se deparar com debates sobre a moda bandida de destruir empresas servidoras de redes de internet para a instalação de suas, deles, próprias redes ou cobrar “taxa” alta pra deixar que funcionem as pequenas que existem em bairros e até em cidades inteiras. A gravidade do que falou o Desembargador poderia cair no colo de quem respondesse pela segurança pública. Faz lembrar uma frase muito antiga,-”Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”. No dia 25 de março de 2020 · Há 200 anos, o naturalista francês Auguste de Saint Hilaire, que percorreu o Brasil por seis anos, advertiu: “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”. Nesses tempos de recolhimento que nos fazem pensar, a advertência continua atual. A formiga saúva tem agora sede de poder e está sentada nas bancadas legislativas e olhe lá.
Elmano fala grosso. A notícia explora a filiação de Elmano. “Governador do PT destaca ‘bandidos’ mortos pela PM: “Entre um policial ser vítima e bandidos tombarem, que eles levem sempre a pior; nossas Forças de Segurança têm meu apoio”. Uma postagem do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), chamou a atenção pela mudança de tom na área de segurança pública para um governo de esquerda. O comentário de Elmano ocorreu após a PM matar duas pessoas suspeitas de assalto a banco, em Parambu, e informar que houve confronto durante operação. O grupo estava com quatro fuzis, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará.
Um Nero emplumando
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou tomar medidas contra advogados e equipes jurídicas que apresentem ações judiciais contra as medidas migratórias adotadas pelo governo, numa nova tentativa de ampliar o poder do executivo.
Vacinação
O Ministério da Saúde começou a distribuir 35 milhões de doses de vacinas contra a gripe para todos os estados da região Nordeste, até o final de abril. A primeira leva, de 5,4 milhões de doses, já chegou na sexta-feira (21). Desse total, 244 mil foram entregues ao estado do Ceará.
Cid relatou
O Senado aprovou a transformação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em lei federal, garantindo que a política de alfabetização na idade certa não seja interrompida por mudanças de governo. O projeto agora segue para a Câmara dos Deputados.
O livro como instrumento
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará foi lançada na Biblioteca Pública Estadual, marcando o início da contagem regressiva para o evento, que será realizado gratuitamente de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Ler é um grande e poderoso remédio.
Zambelli perderia o mandato?
STF suspende ações contra Zambelli e pichadora antes de julgar Bolsonaro. Julgamento do ex-presidente por participação em trama golpista começou ontem. Zanin antecipa voto mesmo com julgamento suspenso, e placar está 5 a 0 para condenar Zambelli.
O post “O Estado legal foi engolido pelo Estado marginal” apareceu primeiro em O Estado CE.