Sheldon Luiz de Castro Ângelo e Leidiane de Sousa Vieira tiveram seus corpos encontrados enterrados em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, no dia 30 de outubro de 2020. O casal foi torturado e morto por nove homens de uma facção criminosa em um “tribunal do crime”. No dia 18 de fevereiro de 2025, a Justiça do Ceará mandou soltar oito dos nove acusados.
A decisão do juiz Francisco Hilton Domingos de Luna Filho, da Vara Única Criminal de Aquiraz, ocorreu no dia 4 de fevereiro deste ano “por excesso de prazo na formação da culpa”. A maior parte dos réus estava presa há pelo menos dois anos, sem que o processo tenha ultrapassado a fase de instrução.
No entanto, duas semanas depois, quando os acusados já estavam em liberdade, veio a decisão do 2º Grau do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no último dia 18 de fevereiro. O habeas corpus de dois réus foi negado.
Os outros, quatro que não estão mais em liberdade, porque possuem restrições devido a outros processos, como Antônio Alberto Gonçalves De Sousa, Leornado Mariano Dos Santos e Davi Alves Do Nasciemento. Além disso, Angledson De Oliveira, que não foi liberado desde o início, pois continua na condição de foragido e integra a lista dos criminosos mais procurados do Ceará.
Motivação do crime:
De acordo com o Ministério Público do Ceará, a motivação do crime seria a “torpeza e vingança pela perda de drogas as quais foram trazidas do Estado do Maranhão pertencentes à organização criminosa denominada ‘Guardiões Do Estado – GDE’, facção criminosa da qual os réus integram e fazem parte”.
Confira lista dos acusados:
- JANGLEDSON DE OLIVEIRA
- VALDEIRTON SILVA COSTA solto
- DAVI ALVES DO NASCIMENTO
- FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA solto
- JOÃO BATISTA SILVA solto
- LEONARDO MARIANO DOS SANTOS o
- JOSÉ MATEUS ROSENDO DA SILVA solto
- JOÃO CARLOS SILVA VIEIRA solto
- ANTÔNIO ALBERTO GONÇALVES DE SOUSA
O post Cinco acusados de tortura e matar casal são liberados pela Justiça do Ceará apareceu primeiro em O Estado CE.