Vereador do PDT se reúne com André Fernandes: “meu líder”

O vereador de Fortaleza PP Cell está arrumando as malas para deixar o PDT. O parlamentar publicou, na segunda-feira (24/2), nas suas redes sociais, imagens de seu encontro com o deputado federal André Fernandes (PL). Na publicação, PP chama o deputado de “meu líder político” e encerra: “2026 tá logo ali e será o nosso ano”.

PP Cell está de olho nas eleições de 2026, quando quer concorrer para deputado estadual. Para isso, considera que o PL seja o melhor destino e tem acenado para a bancada do partido. Pelas redes sociais e no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o vereador tem criticado tanto o prefeito Evandro Leitão (PT) quanto o governador Elmano de Freitas (PT).

Para o governador, a crítica mira a piora nos índices de violência contra a mulher. E contra o prefeito, PP tem cobrado promessas de campanha de Evandro, em especial a que tratava do desconto de 50% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de motocicletas de até 160 cilindradas. O ataque repercutiu entre a categoria de motoristas de aplicativos que pagaram a primeira parcela do imposto no último dia 10 de fevereiro.

A crítica foi rebatida no Plenário da Câmara pelo líder do Governo, Bruno Mesquita (PSD). Ele defendeu que as promessas de campanha seriam implementadas nos quatro anos de gestão. Além dos ataques às gestões petistas, PP Cell também saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto envolvimento nos atos de 8 de janeiro na tentativa de golpe de Estado.

PP Cell era um dos três vice-líderes na Câmara na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT) e tem proximidade com pautas conservadoras. Ele foi um dos vereadores pedetistas que pediu votos para André no segundo turno das eleições de 2024, quando o deputado acabou derrotado na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
Oposição
O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o ex-deputado Capitão Wagner (União), assim como deputados estaduais de oposição, estão articulando uma chapa única para aumentar as chances na disputa contra a máquina pública estadual em 2026. Porém, na contramão desse movimento, André Fernandes declarou a intenção do PL de lançar pura, com lideranças da sigla disputando o Governo do Estado e as duas vagas para o Senado.
Na semana passada, RC, Wagner e André tinham encontro marcado na Assembleia Legislativa do Ceará. Porém nenhum apareceu. André recebeu o apoio dos outros dois no segundo turno da disputa pela prefeitura de Fortaleza, mas saiu derrotado. No primeiro turno, Wagner e RC dispararam ataques contra o candidato do PL que ainda podem estar na memória do deputado.

Adail
O vereador Adail Júnior (PDT) tem demonstrado sua insatisfação com a secretária municipal da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins. Adail, vice-presidente da Câmara e base do prefeito Evandro Leitão, conhece a gestão de Socorro Martins desde o primeiro mandato do ex-prefeito Roberto Cláudio, quando ele já era vereador, e ela, titular da Saúde, em 2013.
“Ela pensa mais em dar não a vereador do que fazer uma boa gestão”, critica Adail. Segundo ele, há vereadores que aguardam a mais de um mês por uma reunião com a secretária. “Vou ficar na história da Câmara Municipal, o único parlamentar da base do prefeito Evandro Leitão e ser oposição à secretária de saúde Socorro Martins”.
Em 2024, Adail também criticava o então prefeito José Sarto, mesmo estando na sua base. O vereador cobrava obras para seus bairros, especialmente uma ponte na Rua Manaus, no Dom Lustosa. A ponte saiu.
(Por Maurício Moreira)

O post Vereador do PDT se reúne com André Fernandes: “meu líder” apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.