O governador Elmano de Freitas (PT) iniciou nessa segunda-feira (24) uma primeira rodada de reuniões com os prefeitos de municípios cearenses para discutir as prioridades de demandas dos gestores e projetos em parceria com o Governo do Estado. A expectativa é que o governador receba todos os 184 prefeitos do Ceará, de situação e oposição.
Inicialmente, Elmano falou em reforçar o diálogo sobre demandas dos prefeitos em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Cinco gestores se encontraram com Elmano nesse primeiro dia, entre eles, o prefeito Aníbal Filho (PT), de Granja, que é irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o deputado Romeu Aldigueri (PSB). Os encontros devem ocorrer em conjunto com deputados estaduais ligados aos municípios.
Para Granja, Elmano anunciou a realização em breve da inauguração da Estrada de Timonha e do início da licitação para as obras de um campus da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) no município.
Nesta terça-feira (25), o governador deve receber mais prefeitos. Elmano, no entanto, preferiu não estabelecer um cronograma para o atendimento dos gestores municipais. Em janeiro, ele havia anunciado que faria essa rodada de encontros, inicialmente entre fevereiro e março.
Ao participar da sessão solene na Alece em comemoração aos 45 do Partido dos Trabalhadores (PT), em entrevista coletiva na saída do evento, Elmano deu mais detalhes sobre a realização desses encontros. “Primeiro, estamos fazendo uma reunião para analisar todos os convênios que temos, aqueles que estão em curso, como estão, o que precisa avançar. Ao mesmo tempo, estamos pensando em algumas medidas para o futuro, de novas ações que podem acontecer dos municípios. Então, nós estamos dialogando com cada prefeito”.
O governador também ressaltou que os prefeitos, a cerca de dois meses de gestão, têm seus próprios projetos para implementar, o que também deve ser pauta desses encontros. “Evidentemente que os prefeitos que foram eleitos têm projeções, têm desejo de realização de outras e outras demandas e é isso que nós vamos trabalhar agora para garantir”.
Elmano ressaltou o desejo de estabelecer o diálogo com todos os prefeitos do estado, reforçando a promessa de receber e apoiar todos os 184 gestores, mesmo aqueles que não são aliados políticos. “Os prefeitos foram eleitos pelo povo da sua cidade, são legítimos representantes do seu povo e tem de mim o máximo respeito e minha máxima colaboração para darmos as mãos e levarmos políticas públicas em benefício da população”.
Hospital Universitário
O governador também comentou sobre a inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), que foi novamente adiado e não será mais no final de fevereiro conforme previsão anterior. A ideia é que o presidente Lula (PT) possa vir à Fortaleza para participar da entrega. Elmano falou que o adiamento se deveu provavelmente por incompatibilidade de agenda do presidente.
A expectativa do governo é que a entrega agora ocorra na primeira quinzena de março, mas Elmano evita apontar uma nova data, aguardando poder incluir o momento na agenda do presidente.
“Eu não tive ainda a justificativa sobre o adiamento. Eu sei que ele (Lula) adiou agendas no Piauí, também adiou no Ceará, provavelmente porque a agenda dele como presidente inviabiliza que ele venha nessa data. Nós estamos ainda tentando ver qual é a data que ele pode vir, mas o que importante é que ele possa vir e nós queremos poder fazer isso o mais brevemente possível, fazendo essa inauguração com a presença dele”.
(Por Igor Magalhães)
O post Elmano inicia encontros com prefeitos sobre demandas dos municípios apareceu primeiro em O Estado CE.