‘Sermão’ de juiz muda vida de adolescente que foi flagrado pichando e ele se torna advogado


Vinte anos após o primeiro encontro, houve vários outros, mas dessa vez entre dois profissionais em São Carlos (SP). ‘Histórias que Salvam’: conselho de juiz muda destino do jovem que cometeu delito
Um “sermão” de um juiz, que recebeu após ser flagrado pixando um muro, definiu os caminhos que a vida de Marcelo Aguado Perez tomou. Após a conversa com o magistrado dentro do Fórum de São Carlos (SP) na presença de seu pai o então adolescente na época decidiu que ele seria recebido de outra forma quando voltasse àquele lugar.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
“Ele falou, falou e falou. Disse: ‘você viu a hora que o seu pai sai para trabalhar? Então, ele sustenta toda a família. Você acha normal ou sadio sair à noite e fazer um negócio desse, fazer seu pai passar isso aqui?’. Eu nunca mais esqueci isso. Foi quando eu fiz uma promessa para ele: ‘eu prometo para o doutor se eu voltar aqui no Fórum vai ser para trabalhar aqui dentro – eu não sabia nem que chamava serventuário público – ou como advogado.
Perez voltou. E foi como advogado. “Ele disse ‘então eu quero ver’. Foi ali que acendeu para eu poder pensar no que eu ia fazer dali para frente e aí me formei em 2007, lembrando da promessa”, contou.
Marcelo Aguado Perez se formou em direito após ser detido em pichação e levar um sermão do juiz
Rodrigo Sargaço/EPTV
LEIA MAIS:
Família do interior de SP conhece criança que recebeu o coração de seu filho de 2 anos: ‘gratificante ver que ele está proporcionando vida’
O juiz responsável por dar rumo ao caminho trilhado por Perez é Antonio Benedito Morello, hoje desembargador do Tribunal Superior de São Paulo (TJ-SP).
“Na vida, a pessoa deixa de fazer algo por vergonha. Ele não tá preocupado, às vezes, nem com a pena que aquela infração pode corresponder, mas sim, ele deixa de fazer algo por causa de vergonha. Isso é muito comum. Eu sempre falo que ninguém se corrige no momento de gozo, de felicidade, é na dor que as pessoas aprendem e mudam de vida”, afirmou o juiz.
Parceiros de trabalho
Fórum Criminal de São Carlos
Ana Marin/g1
O adolescente infrator se tornou colega de trabalho do juiz que lhe deu conselhos. Vinte anos após o primeiro encontro houve vários outros, mas dessa vez entre dois profissionais e, em um deles, Perez aproveitou para agradecer.
“A primeira vez que eu encontrei com ele, eu tremia inteiro. Foi em uma audiência conturbada, em um caso complicado. Um dia eu estive no Fórum umas 19h, quase fechando, para fazer um despacho, aí eu voltei e falei: ‘doutor eu estive aqui em 1988, em uma audiência com o doutor na qual o meu pai estava presente e o senhor me passou um sermão, mas tão bem dado, mas tão providencial na minha vida. Foi o estopim para eu tomar uma decisão correta e começar a seguir o rumo certo na minha vida. Então, eu quero agradecer muito aquele sermão que o senhor me deu’.”
Antonio Benedito Morello, hoje desembargador do Tribunal Superior de São Paulo (TJ-SP) foi juiz em São Carlos
Rodrigo Sargaço/EPTV
O juiz, que lembrou da conversa disse que ficou feliz em saber que pode influenciar de forma positiva a vida do garoto.
“As pessoas são tocadas quando alguém fale algo que possa mexer no interior dele, fico até feliz saber que eu teria dito algo para ele que serviu para mudar a vida dele e fico mais feliz por ele por ter ele mudado e compreendido o erro lá atrás e se corrigido”.
Na avaliação de Perez, o episódio com Morello foi fundamental para todo seu futuro e aconteceu no momento certo.
“A primeira coisa que você tem que pensar na sua vida é a ética moral e que é o orgulho que você tem que passar para os pais, não uma vergonha. E aquele dia eu tinha vergonha. Eu me lembro do olhar do meu pai e o juiz falando comigo. Eu não precisava passar por aquilo e muito menos o meu pai. É muito importante talvez para quem está escutando e fala: ‘poxa, eu vou seguir o caminho que é do bem’. Do jeito que ele falou para mim, eu não vi outro caminho para mim, só vi o caminho do bem. Então são anjos que Deus coloca na nossa vida, são pessoas que vêm para agregar coisas que talvez o seu caminho ia ser bem mais árduo, mas essas pessoas te colocam no caminho certo.”
Veja os vídeos da EPTV Central
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.