![](https://s2-g1.glbimg.com/L_1_ehSXUI1S1bKAN9JkFjqI6E0=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/q/h/2KRBSLSUGjK2OrbArfWQ/macae-saude-1.jpg)
Novas unidades ampliam a realização de exames e também de testes para diagnóstico rápido de doenças. Município descentraliza a realização de exames, ampliando unidades
Secom
Ao reforçar serviços e atendimentos nas unidades da rede de Atenção Básica, Macaé amplia a assistência em Saúde à população, através da estratégia de descentralização.
Neste ano, novos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram equipadas para coletar e realizar exames de sangue, o que atende a uma demanda crescente no município.
Com este novo fluxo, o paciente atendido na própria rede de Atenção Básica garante a realização do exame, com o encaminhamento assinado por um médico. A coleta é simples e o resultado é entregue em um prazo médio de uma semana.
Além dos polos da rede de Atenção Básica, os exames de sangue podem ser realizados nos laboratórios conveniados à Secretária Municipal de Saúde: Hemoclin, Hemolabes e Pionner, todos situados no Centro da cidade.
Testes de Dengue
A equipe da Saúde também adotou a estratégia de descentralização para aplicação dos testes rápidos em pacientes com sintomas suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya. O objetivo é intensificar o diagnóstico precoce da doença e reforçar a prevenção.
As unidades que já receberam os materiais e estão ofertando o serviço à população são: Sana, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Areia Branca e Frade.