![](https://s2-g1.glbimg.com/XJSHY-o_GNEOLNB19oXAxz0YCik=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/A/dF0htGQrSxkpwt4ATbLA/sjp-tn1-140225-frame-67102.jpeg)
Prefeitura de Rio Preto e Guarda Civil Municipal dizem que vão intensificar a fiscalização. Uma das instituições de ensino foi alvo dos criminosos duas vezes em uma semana. Fiação de escola municipal de Rio Preto é furtada duas vezes em uma semana e alunos ficam sem aulas
Reprodução / TV Tem
Este ano, já foram registradas dez ocorrências de furtos de fiação em prédios públicos de São José do Rio Preto (SP), sendo cinco delas em escolas municipais. A situação gera prejuízo, tanto para o município que precisa arcar com os reparos, quanto para os alunos e suas famílias, que ficam sem aulas. Uma das instituições de ensino foi alvo dos criminosos duas vezes em uma semana.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Na manhã desta sexta-feira (14), a Escola Municipal Prof. Alfredo de Andrade Fogaça, que foi invadida por duas vezes em apenas uma semana, continuava sem aula. A unidade foi alvo de criminosos que furtaram a fiação elétrica, deixando os estudantes impossibilitados de retornar às atividades.
Em entrevista à TV TEM, a confeiteira Regiane Monique Silva, mãe de um dos alunos, comentou sobre as dificuldades enfrentadas em decorrência da interrupção das atividades.
“Semana passada aconteceu esse ocorrido. Vieram roubar os fios, meu filho não teve aula, tive que voltar com ele para casa. Agora, de novo, essa situação, e não tem nem previsão para as aulas voltarem”, lamenta Regiane.
A falta de informações para a resolução do problema também é motivo de preocupação para os pais. O entregador Carlos Roberto Soares de Jesus, que diariamente acompanha o filho até a escola, diz que não houve nenhum comunicado oficial sobre o retorno das aulas. “Não avisaram nada. Venho todos os dias, mas não sabem quando vai voltar”, afirma.
Com isso, muitos pais enfrentam dificuldades para se organizar, pois foram pegos de surpresa com a notícia e, muitas vezes, precisam voltar ao trabalho ou buscar alguém para cuidar das crianças.
No caso da Escola Rui Nazaré, no Parque Jaguaré, uma invasão registrada no início do mês de fevereiro foi flagrada pela câmera de segurança. A imagem mostra um criminoso pulando o muro da instituição para furtar fiação elétrica durante a madrugada (assista abaixo).
Ao menos seis escolas municipais tiveram fiação furtada em Rio Preto neste ano
Já na Escola do Bosque Encantado, no Castelinho, a invasão aconteceu no fim do mês de janeiro. O criminoso subiu até o telhado da unidade para conseguir furtar os fios.
Fiação de escola municipal de Rio Preto é furtada duas vezes em uma semana e alunos ficam sem aulas
Reprodução / TV Tem
Medidas de segurança
A Guarda Civil Municipal (GCM) informa que tem reforçado a segurança em torno das escolas com patrulhamento preventivo e monitoramento de câmeras de segurança.
“Estamos trabalhando com 330 câmeras no município e implantando novos projetos como a Smart City, que trará mais tecnologia para monitorar áreas de risco, incluindo escolas”, explica o subcomandante da GCM, Márcio Martino.
Segundo a Prefeitura de Rio Preto, as medidas para combater os furtos inclui reuniões e a implementação de estratégias para reforçar o patrulhamento nas escolas, principalmente em áreas mais vulneráveis.
Furtos e vandalismo em escolas municipais e prédios preocupam moradores de Rio Preto
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM