Aumento nas chuvas e do nível em afluentes do manancial contribuem para a estimativa da Defesa Civil. Oscilação ocorre após um mês de janeiro com chuvas abaixo da média histórica. Rio ultrapassou os 7 metros na manhã desta sexta-feira (7)
Marcelo Moura
O nível do Rio Acre aumentou 3,11 metros nas últimas 24 horas, conforme medição feita pela Defesa Civil de Rio Branco na manhã desta sexta-feira (7). Na medição de quinta-feira (6), o rio estava em 4,34 metros, enquanto às 6h desta sexta subiu para 7,45 metros.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A previsão, segundo a Defesa Civil, é que o manancial continue com elevação no fim de semana. Isto porque também foi registrado aumento no volume de chuvas nos municípios do interior do estado, que, consequentemente, afeta os afluentes do Rio Acre.
“A gente já vem com muita chuva nas cabeceiras e um aumento de nível bastante elevado. Inclusive, em vinte e quatro horas, em Assis Brasil, desde o início da semana, aumentou seis metros. Então, isso vai passando de município para município. Nós temos acréscimo de 92 centímetros em Xapuri e também temos acréscimo de 1,53 metro em Capixaba. Isso significa dizer que nas próximas horas, nos próximos dias, no final de semana, nós temos a tendência de aumentar ainda mais o nível do rio”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão em entrevista à CBN Amazônia Rio Branco.
A oscilação ocorre após um mês de janeiro com chuvas abaixo da média histórica, o que fez com que o rio também mantivesse um nível baixo. Como alertado pela Defesa Civil, os períodos mais críticos para o nível do rio e a possibilidade de enchentes são os meses de fevereiro e março.
Porém, ainda conforme Falcão, o aumento ainda não representa risco imediato de cheias, já que o nível do rio estava baixo quando começou a receber as águas das cabeceiras.
“A parte boa da notícia é que quando essa água está chegando aqui, nós estamos com nível baixo. Ontem [quinta, 6] a gente estava abaixo de cinco metros, e agora estamos com 7,45 metros. Caso o rio estivesse mais alto ontem, o nível maior, então a gente já estava batendo a cota de atenção. Mas o fato é que nesses meses de fevereiro e março, a qualquer momento pode haver um transbordamento. Desde o histórico que nós tivemos nos últimos anos, sempre acontece isso no mês de fevereiro ou no mês de março. E nós ainda temos todo esse tempo pela frente”, acrescentou.
Reveja os telejornais do Acre