Tratamento dos esgotos

Governo do Ceará assinou, recentemente, Ordem de Serviço para obras de esgotamento sanitário em 17 municípios. Isso mesmo. O governador Elmano de Freitas, há poucos dias, em solenidade no Palácio da Abolição, assinou sim ordem de serviço para projetos de ampliação da rede de esgotamento sanitário em 17 municípios do Ceará atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará para universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Os serviços incluem a implantação de cerca de 350 km de rede de esgoto, construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 40 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), responsáveis pelo bombeamento do esgoto. Cerca de R$ 521 milhões serão investidos nos serviços, que beneficiarão mais de 126 mil pessoas, gerando aproximadamente 5.200 empregos diretos e indiretos.

Áreas contempladas
Os municípios contemplados são Pacatuba, Pacajus, Nova Olinda, Missão Velha, Maranguape, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Itaitinga, Horizonte, Guaiúba, Fortaleza, Farias Brito, Eusébio, Chorozinho, Caucaia, Cascavel e Aquiraz. O governador Elmano de Freitas considera que as obras representam o sonho de garantir água e saneamento básico, garantindo mais saúde e infraestrutura para os municípios.

Agricultura irrigada
Repercutindo positivamente e não poderia ser diferente, a notícia de que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR) encerrou 2024 com um marco significativo para a Agricultura Brasileira, com a formalização de quatro novos Polos de Agricultura Irrigada.

Importante saber
Os Polos de Agricultura Irrigada estão localizados no Sudoeste do Tocantins, no Centro Sul do Mato Grosso do Sul, Irrigantes do Distriti Federal e Região do Paraná. O MIDR já trabalha na criação de um novo Polo para este ano (2025), na região da Serra da Ibiapaba, no Estado do Ceará, dando continuidade à expansão da Irrigação em áreas estratégicas do território nacional.

Segurança alimentar
Destaque-se que a iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em garantir a segurança alimentar do País e ampliar a produção de alimentos durante da crescente demanda global, proporcionando assim o desenvolvimento regional sustentável e também para enfrentar a escassez de água. As ações do Governo Federal, portanto, são muito importantes, além de necessárias.

Expansão da Juá
A empresa Juá, com investimentos sólidos e parcerias em formação, nascida em Juazeiro do Norte está destacando o compromisso com o crescimento sustentável. No mercado de lava-roupas em pó, a companhia contabilizou em 2024 o montante de 12 mil toneladas e para este ano (2025) prevê uma produção estimada de 30 mil toneladas.

Investimento
Em 2024 a Juá investiu R$ 5 milhões na modernização da fábrica localizada no Cariri. A iniciativa tencionava aumentar em 59% sua capacidade produtiva. A narrativa tem mais de 25 anos de mercado e detém mais de 40 produtos em seu portfólio. Afora o mercado local, os produtos são comercializados no Piauí, Maranhão, Pernambuco e na Paraíba. A localização estratégica da fábrica auxilia a logística, dispensando a necessidade de um centro de distribuição.

O post Tratamento dos esgotos apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.