Cearenses ampliam buscas por geradores de energia

Diante de episódios de instabilidade energética, os cearenses estão intensificando a busca por geradores de energia, não apenas em empresas, mas também em residências. Esse cenário tem tornado a demanda por energia emergencial crescente em residências, especialmente para atender pessoas que dependem de equipamentos médicos em casa.

Para José Luiz Miranda, CEO da DCDN, empresa com atuação no mercado de geradores no Nordeste, o cenário reflete a necessidade de soluções mais eficientes e descentralizadas. “Os geradores são essenciais para garantir estabilidade energética em momentos críticos, como temos visto no Ceará e em outras regiões do Brasil”, afirmou.
Cerca de 70% da matriz energética brasileira ainda é baseada em hidrelétricas, que dependem da disponibilidade hídrica. Apesar de ser uma fonte renovável, a expansão desse modelo enfrenta barreiras sociais, ambientais e financeiras, além de vulnerabilidades em períodos de crise hídrica. Nesse contexto, as fontes eólica e solar ganham relevância, especialmente no Nordeste, onde há abundância de vento e sol. Em meses como outubro, a energia eólica chegou a representar 13% da matriz energética brasileira. No entanto, essas fontes são consideradas intermitentes, pois dependem de condições climáticas variáveis.

Os geradores têm ganhado espaço como solução estratégica para consumidores que não podem correr riscos com quedas de energia. Empresas e indústrias, muitas vezes inseridas no mercado de consumo livre, utilizam geradores para garantir o fornecimento ininterrupto, mesmo durante falhas da rede. Já o consumidor cativo, que compra energia das concessionárias, também está começando a enxergar nos geradores uma forma de evitar prejuízos e manter a estabilidade energética em momentos de crise.
“A energia emergencial não é só uma solução prática, mas também uma segurança para manter operações essenciais funcionando, independentemente da instabilidade do sistema elétrico nacional”, concluiu. Com as perspectivas de crescimento na demanda por energia no Ceará e no Brasil, o mercado de geradores segue em alta.

O post Cearenses ampliam buscas por geradores de energia apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.