Vendas de carros usados aumentam 13,1% no Ceará

O comércio de carros semi novos e usados no Ceará deu um salto de 13,1% ao longo de janeiro deste ano, quando foram vendidos 38.609 veículos frente aos 34.148 observados em dezembro de 2024. Se comparado a janeiro de 2024, o avanço é ainda mais acentuado (28,4%). Os dados são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), entidade representativa do Setor de Revendas de Automóveis Seminovos e Usados.

De acordo com dados da entidade, entre os modelos de automóveis mais vendidos em janeiro estão VW Gol (1.397), GM Onix (1.152), Toyota Corolla (1.107) e Fiat Palio (1.079). A lista é completa ainda com Fiat Uno (948), Hyundai HB20 (884), GM Celta (769) e Fiat Siena (707).
Para o economista Helder Cavalcante, o desempenho em janeiro reflete não apenas uma recuperação do setor, mas também um movimento consistente de fortalecimento do mercado local. “O avanço de 28,4% em relação ao mesmo período do ano passado indica um cenário de maior confiança do consumidor, possivelmente impulsionado por condições de crédito mais favoráveis e um reaquecimento da economia regional”.

Além disso, segundo o especialista, esse desempenho sugere que a demanda por veículos de segunda mão segue aquecida, seja pela busca de alternativas mais acessíveis em comparação aos modelos zero quilômetro, seja pelo interesse crescente em opções de mobilidade que atendam às necessidades do público cearense. “A continuidade dessa tendência dependerá de variáveis como a manutenção do crédito, a estabilidade da inflação e o nível de renda das famílias, fatores essenciais para a sustentação desse crescimento no médio prazo”.

Nacional
No cenário nacional, o setor registrou 1.225.962 unidades comercializadas, avanço de 2,1% em comparação com janeiro de 2024, apesar de um recuo natural, para esta época do ano, de 16,9% em relação a dezembro de 2024.
Para a Federação, esse recuo já é esperado pelo comércio em todo começo de ano, por conta de muitos compromissos que o consumidor tem como pagamentos de IPVA, IPTU, férias e matrículas escolares, entre outros.

Ainda segundo a entidade, o Nordeste apresentou vendas 15,7% superiores ao mesmo período de 2024, pela alta procura atividade pela região por conta das férias nesta época do ano. Já o Sudeste, origem de boa parte dos turistas que buscam destinos alternativos nas férias, o movimento de vendas recuou 4,6% em relação ao acumulado de 2024.

“Verificamos que a velocidade no aumento das vendas, em comparação com a constatada em 2024, e que trouxe um resultado excepcional para o setor, diminuiu neste começo de ano, o que é natural, já que o consumidor tem outros compromissos financeiros para atender como pagamento de IPVA, IPTU, matrículas dos filhos e tantos outros, fazendo com que ele se priorize esses pagamentos antes de qualquer outra compra. Mas, acreditamos que se as condições da economia se manterem estáveis, as vendas devem se elevar paulatinamente nos próximos meses”, afirmou o presidente da Fenauto, Enilson Sales.

O post Vendas de carros usados aumentam 13,1% no Ceará apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.