O programa Funaré, comandado pelo carismático radialista Deusivan Macêdo, líder de audiência na Rádio Papagaio FM (97.5), celebra 12 anos de sucesso e inclusão social em Icó. Além disso, Deusivan também apresenta o programa esportivo “Show de Bola”, transmitido de segunda a sexta-feira ao meio-dia.
O Funaré, transmitido às terças-feiras, das 11 h às 12h15, tem conquistado não apenas o público do Vale do Salgado, mas também despertado o interesse da Rede Globo, que considerou a possibilidade de produzir uma matéria especial sobre os fascinantes personagens que compõem a atração.
No ar há mais de uma década, o programa é um espaço vibrante e diversificado, criado por Deusivan Macêdo para dar voz a figuras folclóricas, talentos locais e pessoas atendidas pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). A cada edição, cantores amadores, poetas, sanfoneiros, aboiadores e outros artistas se reúnem ao vivo no estúdio da emissora, proporcionando momentos únicos de entretenimento e inclusão.
Saiba mais
Dentre os destaques, está o poeta Antônio Hélio, que emocionou o público ao transformar um de seus poemas em uma música que viralizou nas redes sociais. O programa conta com a participação de uma galeria de personagens icônicos, como:
Edmar Pereira (Presidente do “Superior Tribunal do Funaré”);
Muliquinha (cantora improvisadora);
Parceiro (cantor e aboiador);
Chico Velho (cantor e compositor);
Belisário (famoso por sua risada inconfundível);
Prefeito Juvenal (que, sem votos, se autoproclama eleito);
E ainda
Além de diversos sanfoneiros, poetas e bandas como a irreverente Helicóptero do Forró, reconhecido como líder de audiência, o Programa Funaré não é apenas entretenimento: é uma poderosa ferramenta de inclusão social que une a comunidade icoense, valoriza a cultura local e promove a socialização de pessoas com necessidades especiais, reafirmando o rádio como um veículo essencial para o conhecimento das notícias e o que acontecendo a favor e contra a população. Parabéns.
Vacinação tríplice
A divulgação de que a vacinação tríplice atingiu novos patamares no Estado do Ceará, com referência aos anos de 2023 e 2024, repercutiu favoravelmente. O Ceará registrou um avanço expressivo na cobertura vacinal da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
O destaque
Entre 2022 e 2024, o número de municípios que superaram a meta de 95% de cobertura para a primeira dose saltou de 195 para 261. Já para a segunda dose, a cobertura cresceu de 46 para 119 cidades. O progresso, sem dúvida, reflete o impacto do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em 2023, que reverteu a queda na imunização registrada desde 2016.
No Brasil
Ressalte-se que, em caráter nacional, a adesão à primeira dose da tríplice viral atingiu 3.870 municípios ano passado (2024), configurando um aumento de 55,7% em relação aos 2.485 municípios atendidos em 2022. Sobre a Vacinação e a participação das pessoas para receber o benefício, a ministra da Saúde Nivia Trindade declarou:” Fortalecer o sistema de saúde e investir na atenção primária é conseguir que a vacinação chegue a todos, no país inteiro, sem qualquer restrição”. Estamos atentos.
O post Funaré 12 anos em Icó apareceu primeiro em O Estado CE.