Saída de deputados do PDT adia formação de comissões na Assembleia

As negociações para composição das comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Ceará estão aguardando a filiação de 14 parlamentares, entre deputados e suplentes, que estão de saída do PDT. O grupo ganhou na Justiça o direito de deixar a sigla. A movimentação é resultado do racha entre os irmãos Cid e Ciro Gomes, que levou o senador a deixar o partido e seguir para o PSB, destino da maior parte dos parlamentares e que deve ser oficializado na próxima sexta-feira (7), em ato de filiação.

O presidente da Assembleia, Romeu Aldigueri (PDT), explicou que é preciso esperar a filiação dos parlamentares para que se possa começar a desenhar a composição das comissões temáticas, pois interfere na escolha do líder de cada sigla. O presidente também é um dos que estão de malas prontas para sair do PDT e embarcar no PSB. “No Colégio de Líderes, a gente começa a formatar as comissões”, afirmou Aldigueri, que também vai verificar se haverá mudanças nos blocos partidários.

Comissões
Segundo Aldigueri, todo esse processo deve seguir durante quase todo o mês de fevereiro. A deputada Dra. Silvana (PL) antecipou sua vontade de presidir a Comissão de Saúde, mas confessa que a vaga deverá ser destinada ao deputado Alysson Aguiar (PCdoB). Segundo ela, a senadora Augusta Brito (PT) teria intercedido a favor do apadrinhado junto ao presidente da Casa.

Influência
A maioria dos 14 nomes deve seguir o caminho do líder do grupo, senador Cid Gomes.
Porém, pelo menos um deles, o atual secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará, Oriel Nunes Filho (PDT), deve ter rumo diferente. O destino mais provável do secretário é o PT, mesmo partido do irmão, o ex-deputado Neto Nunes, e da cunhada, Laís Nunes, ex-prefeita de Icó. O município, hoje, é governado pela Professora Aurineide, também do PT e eleita com apoio dos Nunes.
A filiação dos parlamentares ao PSB pode tornar o partido a maior bancada da Assembleia, mostrando a influência de Cid Gomes. O PSB Gomes elegeu 66 prefeitos em 2024 e quer indicar o nome que vai compor a chapa de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), em 2026.
Elmano e Cid quase romperam no fim de 2024, quando o deputado Fernando Santana (PT), foi escolhido como o nome do governo para assumir a Assembleia. A questão só foi resolvida com o consenso sobre a indicação do atual presidente, Romeu Aldigueri.
Além de Oriel e Aldigueri, estão de saída do PDT: Tin Gomes; Antônio Granja; Bruno Pedrosa; Guilherme Bismarck; Guilherme Landim; Helaine Coelho; Salmito Filho; Jeová Mota; Lia Gomes; Marcos Sobreira; Osmar ­Baquit; e Sérgio Aguiar.

O post Saída de deputados do PDT adia formação de comissões na Assembleia apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.