Aldigueri ampliará ações para público externo na Alece

O novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT), quer “manter e expandir” as ações do Legislativo para além do Plenário 13 de Maio. O ainda pedetista pretende modernizar a imagem da Casa e aproximá-la da população. Para isso, anunciou, no discurso de posse, no sábado (1º), o programa de formação Ceará de Valores.

“O Ceará de Valores, por meio da nossa Unipace [Escola Superior do Parlamento Cearense], atrairá para o Parlamento o extrato social que mais necessita do Estado, que é o garoto e a garota ávidos por qualificação, por conhecimento. Incentivaremos mais arte e cultura em todas suas formas, seja como música, dança, teatro ou literatura. Iremos aproximar os mais diversos tipos de linguagens a fim de modernizar e dinamizar a imagem dessa Casa”, explicou.
Segundo Aldigueri, a iniciativa promoverá capacitações principalmente na área de tecnologia para jovens e adolescentes. Esse tipo de estratégia deu bons resultados para o ex-presidente da Assembleia e atual prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Como líder do Legislativo, o petista realizou diversas ações no âmbito do programa Ceará Sem Fome e implementou o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi).

O Ciadi é um espaço para atender crianças com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). As medidas, destinadas à população geral, foram utilizadas na campanha para prefeito, em 2024.
Junto com o novo presidente da Alece foram empossados Danniel Oliveira (MDB), 1° vice-presidente; Larissa Gaspar (PT), 2ª vice-presidente; De Assis Diniz (PT), 1º secretário; Jeová Mota (PDT), 2° secretário; Felipe Mota (União), 3° secretário; e João Jaime (Progressistas), 4º secretário. Luana Regia (Cidadania), Emilia Pessoa (PSDB) e David Durand (Republicanos) ocuparão, respectivamente, os postos de 1ª, 2ª e 3º suplentes.

Mediador
Aldigueri destacou ainda o papel de “mediador” de diversas ideologias, posicionamentos e visões de mundo como presidente da Assembleia. Também se comprometeu a dialogar com todos os deputados, independentemente do partido.
No entanto, os parlamentares Carmelo Neto e Pastor Alcides, do PL, não compareceram à posse. O primeiro faltou, inclusive, à sessão que elegeu o pedetista; já o segundo, pai do deputado federal André Fernandes (PL), foi o único voto contrário.
O caráter mediador de Aldigueri foi posto à prova antes mesmo de tomar posse, ainda na escolha do nome dele como candidato. À época, havia impasse entre o governador Elmano de Freitas (PT), que defendia a indicação do deputado Fernando Santana, e o senador Cid Gomes (PSB), que acusava o PT de querer todos os cargos de liderança para si.
Cid ameaçou romper com o governador, mas o nome de Aldigueri trouxe consenso. O parlamentar era líder do Governo na Assembleia, homem de confiança de Elmano. Romeu ainda faz parte do grupo de deputados pedetistas que deve se filiar, na próxima sexta-feira (7), ao PSB, de Cid Gomes.
Abertura
A Assembleia realiza hoje (3), a partir das 10h, a sessão solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 31° Legislatura (2025-2028). Na ocasião, Elmano fará a leitura da mensagem que presta contas do ano anterior e apresenta as iniciativas e investimentos do Governo estadual para o ano de 2025.
(Por Maurício Moreira)

O post Aldigueri ampliará ações para público externo na Alece apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.