“Golpe da selfie” faz novas vítimas; veja como se proteger

A criatividade dos criminosos para aplicar golpes financeiros parece não ter limites. A mais nova estratégia fraudulenta identificada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é o golpe da selfie, que tem causado prejuízos consideráveis para consumidores, especialmente idosos, que são alvos preferenciais dos estelionatários.

Neste tipo de fraude, os criminosos entram em contato com as vítimas sob o pretexto de oferecer um benefício social, como cestas básicas ou auxílios financeiros extras, que na verdade não existem. Para que a pessoa receba o suposto benefício, os golpistas exigem o envio de uma selfie para fins de comprovação. No entanto, os fraudadores manipulam o ambiente digital para que a imagem capturada sirva como autenticação biométrica em aplicativos bancários, permitindo a realização de transações ilícitas, como a contratação de empréstimos e transferências.

“Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Outro golpe que tem se disseminado envolve falsas entregas de brindes ou presentes de aniversário. Os criminosos abordam a vítima alegando que possuem uma entrega a ser feita e, ao entregar o item – geralmente flores, cosméticos ou chocolates –, exigem um pagamento de taxa. O pagamento deve ser feito exclusivamente por cartão, utilizando maquininhas adulteradas. O visor do aparelho geralmente está danificado ou os golpistas distraem a vítima no momento do pagamento, fazendo com que ela digite a senha no campo destinado ao valor da compra. Isso permite que os criminosos obtenham acesso à senha do cartão e realizem transações fraudulentas posteriormente.

A Febraban reforça que a tecnologia de autenticação biométrica dos bancos é altamente sofisticada e exige que a pessoa esteja presente no momento da identificação, impossibilitando que os criminosos utilizem apenas fotos retiradas de redes sociais. No entanto, quando a selfie é capturada diretamente pelo fraudador, a identificação do cliente pode ser comprometida.

Com a sofisticação dos golpes financeiros, a atenção redobrada é fundamental para garantir segurança patrimonial e evitar prejuízos. Bancos e autoridades seguem monitorando esses crimes para minimizar os impactos e educar a população sobre novas ameaças digitais. Para evitar estes golpes, a Febraban recomenda que o cliente “nunca aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou; não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha muito cuidado ao preencher cadastros na internet; não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando e não aceite tirar fotos ou selfies para receber brindes ou em qualquer outro pedido de desconhecidos”.

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