O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nessa quinta-feira (23) que o Brasil “nunca precisou tanto de imprensa de qualidade”. Essa importância, segundo o ministro, é acentuada pelo momento de ascensão das redes sociais e plataformas digitais.
“A imprensa que confere fatos, que separa fato de opinião e que, sobretudo, tem esse papel importantíssimo que é criar um conjunto de fatos comuns sobre os quais as pessoas formam a sua opinião”, disse Barroso, ao participar do Brazil Economic Forum Zurich 2025, realizado pelo grupo Lide, na Suíça.
A relevância do jornalismo fica mais evidente “nesse mundo em que se formaram tribos polarizadas e cada uma acha que pode criar a sua própria narrativa”. Ainda segundo Barroso, é necessário que “mentir volte a ser errado”.
“Não adianta nós fugirmos da realidade. Mas, com todas as mudanças, nós precisamos conservar nossos valores, que são o bem, a Justiça, a civilidade e a dignidade de todas as pessoas”, afirmou.
A avaliação do ministro vem depois do alinhamento das principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos com o governo Donald Trump, recém-empossado para o segundo mandato, e o fim da moderação de conteúdo nas plataformas da Meta. O Governo brasileiro discute mudanças nas regras para as grandes empresas de tecnologia no país.
Elas não compareceram à audiência pública promovida pelo governo Lula (PT) nessa quarta-feira (22) para tratar da regulação e políticas de moderação das redes sociais. Tinham sido chamadas para o encontro a Alphabet (Google/YouTube), Discord, Kwai, LinkedIn, Meta (Instagram e Facebook), TikTok e X.
O post Brasil nunca precisou tanto de imprensa de qualidade, diz Barroso apareceu primeiro em O Estado CE.