O Brasil enfrentou um domingo (19/01) de alerta meteorológico, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes em uma extensa faixa do território nacional. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas que se estendem do norte do Amapá ao sudoeste do Rio Grande do Sul, incluindo 21 estados e o Distrito Federal, estão em situação de potencial perigo devido às condições climáticas adversas.
Na Região Sul, o alerta é mais grave. Um sistema de baixa pressão tem provocado intensas chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com risco de vendavais e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h até as 18h deste domingo. A formação deste sistema deve evoluir para um ciclone, que se deslocará para o oceano entre a noite de hoje e a segunda-feira (20). Além das chuvas volumosas, com acumulados superiores a 50 milímetros em 24 horas, há possibilidade de queda de granizo e ventos que podem ultrapassar 80 km/h em algumas áreas. A instabilidade deve atingir o norte de Santa Catarina e o Paraná na tarde de segunda-feira, avançando também sobre parte do litoral gaúcho antes de perder força durante a noite. Em Porto Alegre, as temperaturas oscilam entre 23ºC e 33ºC, enquanto o céu permanece encoberto por nuvens carregadas.
Outras capitais do país também têm previsão de chuva. Em Brasília, o domingo será marcado por céu nublado com pancadas isoladas e temperaturas variando entre 18ºC e 28ºC. Já Salvador terá muitas nuvens e chuvas isoladas, com termômetros registrando mínimas de 23ºC e máximas de 29ºC. O Inmet reforça a importância de acompanhar as atualizações climáticas e adotar medidas de segurança em áreas de risco para evitar transtornos maiores.
O post Brasil está sob alerta para chuvas intensas neste domingo apareceu primeiro em O Estado CE.