Área de Messejana é área com maior número de apreensão de drogas em 2024

A zona de Messejana, localizada em Fortaleza aparece como o local com o maior número de drogas apreendidas pelas forças de segurança no ano de 2024. As apreensões de entorpecentes na Área Integrada de Segurança (AIS) 3, que consiste nos bairros de Ancuri, Barroso, Coaçu, Conjunto Palmeiras, Curió, Guajeru, Jangurussu, Lagoa Redonda, Messejana, Parque Santa Maria, Paupina, Pedras e São Bento, representam cerca de 16,60% do total apreendido em Fortaleza. Os dados foram disponibilizados na última quarta-feira(15), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, por meio da Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp) do Ceará.
Na lista de bairros com mais apreensões de drogas, logo atrás da Zona de Messejana, está a AIS 6, com os bairros Amadeu Furtado, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bela Vista, Bonsucesso, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Olavo Oliveira, Padre Andrade, Parque Araxá, Parquelândia, Pici, Presidente Kennedy, Quintino Cunha e Rodolfo Teófilo. O local representa cerca de 14,14% das apreensões de entorpecentes na capital cearense. De acordo com dados da SSPDS, Fortaleza apresenta um crescimento de 92% na porcentagem de apreensões de drogas se comparado a 2023.
Ainda dentro da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) os locais com maior apreensão de drogas são localizados na AIS 13, o local é correspondente aos municípios de Aquiraz, Cascavel, Eusébio e Pindoretama e apresenta cerca de 37,93% dos entorpecentes apreendidos na RMF, excluíndo Fortaleza. A AIS 11, no município de Caucaia aparece logo em seguida, com 30,85% das apreensões na RMF excluíndo Fortaleza.

Apreensões no Ceará
As apreensões de entorpecentes no Ceará cresceram cerca de 142,9% em 2024 se comparado a 2023. No total, foram cerca de 10,67 toneladas de drogas apreendidas de janeiro a dezembro de 2024. Já em 2023, durante ao final dos doze meses cerca de 4,39 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.
De acordo com os dados, os entorpecentes mais apreendidos foram os derivados de cannabis, ao longo de 2024 foram apreendidos no total mais de 9 toneladas de produtos contendo os derivados. O mês com mais apreensões de entorpecentes com os derivados de cannabis foi outubro, com um total acima de 2 toneladas retiradas de circulação. Em segundo lugar no ranking de entorpecentes mas apreendidos em 2024 está a cocaína o número total de apreensões é cerca de 1,2 toneladas, tendo o mês de maior apreensão em fevereiro, quando cerca de 458 kg da droga foram apreendidos. Por último, fica o crack, foram 253,36 kg apreendidos no total e a maior apreensão aconteceu no mês de agosto com 80,67 kg apreendidos pelas forças de segurança.
Em todo o Estado, no ano de 2024, o mês com mais apreensões de drogas foi outubro, com um total de 2,8 toneladas de drogas apreendidas. Em seguida, aparece o mês de setembro, com 2 toneladas de drogas apreendidas. Em setembro, o jornal O Estado noticiou a apreensão de cerca de 1,2 toneladas de drogas com um casal no município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Agosto também aparece nos dados como o terceiro mês em que mais tiveram apreensão de entorpecentes, aproximadamente 1,9 toneladas de drogas foram apreendidas naquele mês.
Sobre o crescimento das apreensões de entorpecentes em todo o Estado, o titular da pasta de segurança, Roberto Sá, afirma que os resultados são reflexo dos esforços desempenhados em 2024. “Isso não é por acaso, isso acontece porque as nossas forças policiais estão trabalhando com muito empenho, muita dedicação, muito profissionalismo. E para reforçar, tem havido uma valorização por parte do governador do Ceará, Elmano de Freitas, com relação aos órgãos vinculados à SSPDS, aumento de efetivo policial nas ruas, de equipamentos, de viaturas e de tecnologia”.

Por: Hyago Felix (estagiário sob supervisão de editores)

O post Área de Messejana é área com maior número de apreensão de drogas em 2024 apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.