Em São Paulo, a prefeitura ergueu um muro na Cracolândia, no Centro da cidade, que delimita a área dos usuários de drogas. Essa construção possui cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura.
No contrato da construção, a obra foi descrita como uma “construção de muros de fechamento parcial do imóvel localizado na Rua General Couto Magalhães, esquina com a Rua dos Protestantes”. O contrato foi fechado em 15 de abril de 2024.
Sobre a construção, a Prefeitura de São Paulo argumenta ter o objetivo de melhorar o atendimento dos usuários, pois o muro garantirá mais segurança para as equipes de saúde e assistência social e facilitará o trânsito de veículos na região. A administração municipal também comenta sobre a redução, na média, de 73,14% de pessoas no local entre janeiro e dezembro de 2024.
“A gente vive hoje na cidade uma cena absurda e bizarra de violência contra as pessoas que estão desprotegidas socialmente. É uma coisa que não vem de agora, já faz muitos anos que o poder público viola essas pessoas”, critica Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste.
O post Cracolândia confinada: Prefeitura de SP constrói muro de 40 metros apareceu primeiro em O Estado CE.