O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos avançou 2,3% no quarto trimestre de 2024, em termos anualizados, conforme a segunda leitura divulgada pelo Departamento de Comércio nesta quinta-feira (27).
O resultado ficou abaixo da alta de 3,1% registrada no terceiro trimestre, mas veio dentro das expectativas do mercado. No acumulado de 2024, a economia dos EUA cresceu 2,8%, levemente abaixo dos 2,9% registrados em 2023.
A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
PIB dos EUA traz crescimento do consumo
Os gastos pessoais com consumo, que representam a maior parte da economia americana, cresceram 4,2% no trimestre, acelerando em relação aos 3,7% registrados nos três meses anteriores.
Por outro lado, os investimentos tiveram queda de 5,7%, revertendo o crescimento de 0,8% do trimestre anterior. Já os gastos do governo subiram 2,9%, mas desaceleraram frente ao avanço de 5,1% no terceiro trimestre.
Inflação segue pressionada
O índice de preços para os gastos pessoais (PCE), principal indicador de inflação acompanhado pelo Federal Reserve (Fed), subiu 2,4% no trimestre, após alta de 1,5% no terceiro trimestre.
Pare de perder dinheiro para a inflação! Baixe a planilha gratuita de CONTROLE TOTAL DAS FINANÇAS.
O núcleo do PCE, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, avançou 2,7%, acelerando ante os 2,2% do trimestre anterior. O resultado reforça a preocupação do mercado com a persistência da inflação nos EUA.
Para 2025, as previsões são incertas, com impactos esperados das novas tarifas comerciais, cortes na força de trabalho federal e políticas de deportação em massa implementadas pelo presidente Donald Trump.
O post PIB dos EUA cresce 2,3% no 4º trimestre, dentro do esperado apareceu primeiro em Monitor do Mercado.