
Pesquisa ouviu eleitores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. Urna eletrônica; eleição; voto; votação
Antonio Machado/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27) mostra a intenção de voto para as eleições do governo de 8 estados em 2026. Os possíveis cenários são:
São Paulo: atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 38%,na liderança das intenções de voto, contra 15% de Fernando Haddad (PT) e 12% de Pablo Marçal (PRTB).
Rio de Janeiro: Eduardo Paes (PSD), prefeito da capital, aparece com 29% das intenções de voto, à frente de Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 20% na 2ª colocação.
Minas Gerais: senador Cleitinho (Republicanos) aparece à frente nas intenções de voto, com 33%. Ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (Republicanos) está em segundo, com 16% e o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) tem 8%, em terceiro.
Pernambuco: atual governadora, Raquel Lyra (PSDB) aparece com 28% das intenções de voto, atrás do atual prefeito da capital Recife, João Campos (PSB), que soma 56%.
Bahia: ACM Neto (União Brasil) tem 42% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com Jerônimo Rodrigues (PT), com 38%.
Rio Grande do Sul: Juliana Brizola (PDT) têm 19% e está tecnicamente empatada com o tenente-coronel Zucco (PL), com 15%. Em terceiro empatam Edegar Pretto (PT), com 10%, e Gabriel Souza (MDB), com 7%.
Paraná: senador Sergio Moro (União Brasil) aparece com 30% na liderança das intenções de voto. Rafael Greca (PSD) soma 18% na segunda posição.
Goiás: Daniel Vilela (MDB) tem 24% da preferência dos entrevistados, contra 15% de Marconi Perillo (PSDB).
Foram ouvidas pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 19 e 23 de fevereiro e a margem de erro é de 3 pontos em 7 estados — exceto em São Paulo, que é de 2 pontos para mais ou menos.
Veja os números de cada estado:
São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera as intenções de voto com 38% em disputa simulada contra Fernando Haddad (PT), que soma 15%, e Pablo Marçal (PRTB), com 12%. O ex-governador Márcio França (PSB) tem 6%.
Foram ouvidas 1.644 pessoas e a margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos. Veja:
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 38%;
Fernando Haddad (PT): 15%;
Pablo Marçal (PRTB): 12%;
Márcio França (PSB): 6%;
Indecisos: 8%;
Branco/nulo/não vai votar: 21%.
Rio de Janeiro
Reeleito prefeito do Rio no ano passado, Eduardo Paes (PSD) aparece com 29% das intenções de voto em virtual eleição contra Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 20% na 2ª colocação. Ainda são incluídos na pesquisa outros cinco candidatos, que não superam 10%.
Foram ouvidas 1.404 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
Eduardo Paes (PSD): 29%;
Flávio Bolsonaro (PL): 20%;
Benedita da Silva (PT): 7%;
Washington Reis (MDB): 5%;
Rodrigo Bacellar (União Brasil): 2%;
Monica Benício (PSOL): 1%;
Thiago Pampolha (União Brasil): 0%;
Indecisos: 12%;
Branco/nulo/não vai votar: 24%.
Minas Gerais
O senador Cleitinho (Republicanos) está à frente nas pesquisa Genial/Quaest, com 33%, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (Republicanos) com 16%, e do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD), que soma 8%.
Foram ouvidas 1.482 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
Cleitinho (Republicanos): 33%;
Alexandre Kalil (Republicanos): 16%;
Rodrigo Pacheco (PSD): 8%;
Mateus Simões (Novo): 4%
Indecisos: 18%;
Branco/nulo/não vai votar: 21%.
Pernambuco
Atual governadora, Raquel Lyra (PSDB) aparece com 28% das intenções de voto e neste momento está atrás em uma eventual disputa contra o atual prefeito da capital Recife, João Campos (PSB), que soma 56%.
Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
João Campos (PSB): 56%;
Raquel Lyra (PSDB): 28%;
Gilson Machado (PL): 5%;
Indecisos: 3%;
Branco/nulo/não vai votar: 8%.
Bahia
ACM Neto (União Brasil) aparece com 42% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com Jerônimo Rodrigues (PT), com 38%, caso a eleição ocorresse neste momento. Também aparecem os nomes de João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL), que ficam abaixo de 5%.
Foram ouvidas 1.200 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
ACM Neto (União Brasil): 42%;
Jerônimo Rodrigues (PT): 38%;
João Roma (PL): 3%;
Kleber Rosa (PSOL): 1%;
Indecisos: 5%
Branco/nulo/não vai votar: 11%.
Rio Grande do Sul
As intenções de voto no estado indicam para empate técnico entre Juliana Brizola (PDT), com 19%, e o tenente-coronel Zucco (PL), com 15%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Em terceiro empatam Edegar Pretto (PT), com 10%, e Gabriel Souza (MDB), com 7%.
Foram ouvidas 1.104 pessoas. Veja:
Juliana Brizola (PDB): 19%;
Tenente-coronel Zucco (PL): 15%;
Edegar Pretto (PT): 10%;
Gabriel Souza (MDB): 7%:
Indecisos: 21%;
Branco/nulo/não vai votar: 28%.
Paraná
O senador Sergio Moro (União Brasil) está à frente das pesquisas de intenções de voto, com 30%, seguido por Rafael Greca (PSD), que soma 18% na segunda posição, e de Cristina Graeml (Podemos), com 10%. Zeca Dirceu (PT) tem 7%.
Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
Sergio Moro (União Brasil): 30%;
Rafael Greca (PSD): 18%;
Cristian Graeml (Podemos): 10%
Zeca Dirceu (PT): 7%;
Indecisos: 15%;
Branco/nulo/não vai votar: 20%.
Goiás
Vice-governador, Daniel Vilela (MDB) é apontado como nome de preferência por 24%, contra 15% de Marconi Perillo (PSDB). Adriana Accorsi (PT), com 8%, Vanderlan Cardoso (PSD), com 7%, Gustavo Gayer (PL), com 6%, e Wilder Morais (PL), com 3%, veem na sequência.
Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja: