O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou que assinará um decreto para universalizar o uso de armas de fogo para todos os agentes da Guarda Municipal. A declaração foi dada durante a cerimônia de posse de 254 novos guardas, na quarta-feira (26/2).
“À medida que avançarmos na preparação dos guardas, conseguiremos treinar e habilitar todo o efetivo para o uso de armas de fogo nas ruas, garantindo um patrulhamento mais eficiente e uma maior proteção à população. Já temos armamento disponível para todos, mas esse processo será realizado de forma gradual, com treinamento adequado e a devida autorização da Polícia Federal”, analisou o prefeito.
Com os novos agentes, Evandro quer implementar, nos próximos 60 dias, os pelotões nos bairros de Fortaleza, outra promessa de campanha do petista. “Esse reforço, somado aos 254 novos guardas municipais que convocamos, ajudará a garantir mais proteção à população fortalezense. Eles estarão presentes nos bairros, nas localidades, nos postos de saúde, nos equipamentos educacionais e nas escolas”, afirmou Evandro.
Os novos agentes foram nomeados inicialmente nos últimos dias da gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT). Ao assumir a Prefeitura, Evandro anulou o ato alegando que Sarto não poderia convocar novos servidores naquele período. A nova gestão ficou de empossar a primeira metade dos servidores em 2025, o que foi confirmado ontem (26), e a segunda metade em 2026.
Armamento
José Sarto usou as redes sociais, na tarde de ontem, para atacar Evandro e destacar que deu início ao treinamento e armamento da Guarda Municipal ainda na sua gestão. “Vim fazer justiça e acabar com mais essa tentativa do PT de enganar a população. Esses agentes formados hoje foram convocados na minha gestão, assim como foi na minha gestão que a Guarda Municipal recebeu treinamento e armamento para proteger a população fortalezense”, declarou o pedetista.
(Por Maurício Moreira)
O post Evandro Leitão vai liberar arma de fogo para toda a Guarda Municipal apareceu primeiro em O Estado CE.