Base de Evandro na Câmara precisa alinhar discurso

O vereador Adail Júnior ((PDT), vice-líder da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), levou o descontentamento de parte da base governista da Casa à tribuna, na quarta-feira (26/2). O pedetista, que faz parte da base do prefeito Evandro Leitão (PT), afirmou que o grupo está “mais perdido que cego em tiroteio” e que não está sabendo lidar com os vereadores que foram da base do ex-prefeito José Sarto (PDT), e agora estão com a atual gestão.

“Eu estou falando de nós para nós, eu saí de nós, Roberto Cláudio e Sarto, e vim para nós, Evandro. A base está mais perdida que cego em tiroteio aqui. Porque enquanto nós não sintonizarmos essa base aliada do prefeito Evandro Leitão, não entender que nós, eu, [Professor] Enilson (Cidadania), Luciano Girão (PDT) e Emanuel Acrizio (Avante) viemos da base de Sarto, que nós somados dá muito mais de 50 mil votos, enquanto vocês não sintonizarem e entender que nós fizemos parte da gestão passada”, alertou Adail, na tribuna.

Na ocasião, a crítica foi motivada pelo pronunciamento da vereadora Adriana Gerônimo (Psol), que acusou o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) de “surfar na onda de sofrimento” por ter publicado vídeos criticando o governador Elmano de Freitas (PT). Adail rebateu dizendo que as gestões do PDT fizeram a “transformação de Fortaleza nos últimos 12 anos”.

“Eu não vou aguentar vereador de base aqui estar falando de gestão anterior, não. Eu posso ouvir, mas rebato, replico, falo, venho à tribuna, faço o que eu quiser. O mandato é meu. eu me elegi, não fui nomeado não”, alfinetou Adail, que expôs seu ressentimento com a secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, que não estaria recebendo alguns vereadores.

“Tem defeito? Tem, mas respeitem. Respeitem ou mandem nós pegar o beco que nós pega. Se a liderança quer desse jeito, mande nós pegar o beco. Agora, vamos exigir respeito. Eu estou conversando nos bastidores, não está adiantando, vamos para a tribuna. Aí, pode arrochar o nó. Agora, dá licença, está bom de parar. Vamos administrar a cidade e esquecer a gestão passada”, continuou Adail.

Embate
O líder do Governo na Casa, Bruno Mesquita (PSD), tentou apaziguar a situação e usou a palavra para citar alguns dos problemas da gestão Sarto e, em seguida, elencar medidas positivas da atual. No meio da fala, elogiou Adail: “Vossa excelência é um dos pilares dessa Casa e reconheço sua liderança. Mas também sabe que começo de gestão é assim mesmo, tem suas dificuldades, tem coisas que a máquina só começa a andar depois que engrena”.

Em aparte, Luciano Girão foi ao encontro de Adail e pediu que a base “esqueça um pouco os governos passados, todos os governos passado tiveram defeitos? Tiveram, mas tiveram também muitos acertos. Vamos nos concentrar agora no governo do prefeito Evandro Leitão”. Ao retomar a palavra, Adail retrucou: “no começo de gestão, no meio de gestão e no fim de gestão tem que ter respeito”, e continuou afirmando que “nem o líder está me entendendo”.
“Vossa excelência tem alguns descontentamentos que talvez não seja eu que vou poder sanar. Aí, vossa excelência resolve com quem tem que resolver”, disse Bruno. Mas Adail seguiu: “Eu não entendi nada do início do pronunciamento de vossa excelência, mas compreendi. Em nenhum momento eu critiquei Evandro Leitão. Vossa excelência vir dizer que esses problemas são de começo de gestão, usou o vereador errado. Não deveria ter me usado. meu lado é Evandro leitão, não é só de vossa excelência. Eu tenho orgulho de ter apoiado Evandro Leitão. O que eu pedi foi respeito!”, continuou Adail.
Vereadores de oposição, como Marcelo Mendes (PL), Jorge Pinheiro (PSDB) e Bella Carmelo (PL) aproveitaram a oportunidade para apoiar o descontentamento de Adail e criticar a gestão do PT. O tucano ainda disse que a oposição está “de braços abertos” para receber o pedetista. Adail foi aplaudido após sua fala.
(Por Maurício Moreira)

O post Base de Evandro na Câmara precisa alinhar discurso apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.