Na madrugada de segunda-feira (29), o Conselho Nacional Eleitoral venezuelano informou o resultado “irreversível” da eleição realizada no domingo: Nicolás Maduro teria sido reeleito com 51% dos votos. A oposição imediatamente acusou fraude e, horas depois, anunciou que tem em mãos atas eleitorais que assegurariam a vitória do candidato desafiante, o ex-diplomata Edmundo González – o nome indicado por María Corina Machado, que fora proibida de disputar o pleito. Em diversas cidades do país, venezuelanos foram às ruas em protesto contra o resultado oficial. No âmbito internacional, Maduro obteve o apoio de Rússia e China, no entanto Estados Unidos, União Europeia e vários países latino-americanos criticaram o processo eleitoral venezuelano e ameaçam ruptura total contra o regime chavista. No meio do caminho, o Brasil: o Itamaraty exige que todas as atas sejam apresentadas oficialmente para reconhecer a legalidade da vitória de Maduro – isso enquanto o mundo inteiro aguarda a posição do país que tem a liderança regional da América do Sul. Para explicar os indícios de irregularidades na eleição venezuelana e o importante papel da diplomacia brasileira na resolução dessa crise, Natuza Nery entrevista Tanguy Baghdadi, especialista em política internacional e fundador do podcast Petit Journal.
O que você precisa saber:
AO VIVO: Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela proclama Maduro como vencedor da eleição; oposição fala em fraude
Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela diz que Nicolás Maduro venceu a eleição
Oposição da Venezuela diz ter como provar vitória de Edmundo González na eleição
Que líderes mundiais contestaram vitória de Maduro e quem reconheceu
Maduro expulsa embaixadores e diplomatas de países que contestaram resultado
Amorim reforça a Maduro o pedido do governo brasileiro para Venezuela divulgar atas da eleição
Por que posição do Brasil sobre eleição na Venezuela é tão aguardada?
Biden marca telefonema com Lula para ouvir a posição sobre o impasse eleitoral na Venezuela
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou também: Sarah Resende. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Venezuela é ‘bomba’ no colo do Brasil
Venezuela: posição do Brasil será criticada
OUÇA TAMBÉM:
O ÚLTIMO PLANO: novo podcast do g1 detalha criação da moeda brasileira
O Assunto #1267: Venezuela – eleição sob suspeita e risco para o Brasil
O Conselho Nacional Eleitoral venezuelano informou o resultado ‘irreversível’ da eleição realizada no domingo: Nicolás Maduro teria sido reeleito com 51% dos votos. A oposição imediatamente acusou fraude e, horas depois, anunciou que tem em mãos atas eleitorais que assegurariam a vitória do candidato desafiante, o ex-diplomata Edmundo González Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.