A campanha eleitoral inicia oficialmente nesta sexta-feira (16) em todo o país. A partir de hoje, candidatos a prefeito e vereador estão livres para divulgar suas propostas e pedir votos aos eleitores. Agora, publicidades e manifestações com pedido explícito de voto nas ruas e nos espaços virtuais como redes sociais estão liberadas. Em Fortaleza, nove nomes estão confirmados na disputa pela Prefeitura e a partir de agora os candidatos iniciam para valer a corrida pelo comando da Capital.
Os candidatos a prefeito de Fortaleza são: o atual prefeito José Sarto (PDT); o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão (PT); o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil); o deputado federal André Fernandes (PL); o senador Eduardo Girão (Novo); o empresário George Lima (Solidariedade); o sindicalista Zé Batista (PSTU) e o advogado Chico Malta (PCB).
O começo da campanha deverá ser marcado pela concorrência entre as candidaturas mais competitivas bem como a tentativa de outros nomes buscarem ganhar mais espaço na disputa. Ex-aliados, Sarto e Evandro vem protagonizando uma disputa a parte, concorrendo pelos votos dos eleitores mais alinhados ao campo de centro e esquerda.
Enquanto isso, André e Capitão também apresentam uma disputa entre si, mas buscando ambos os votos do eleitorado mais à direita, com Capitão propondo uma candidatura mais moderada, tendendo mais ao centro.
Tal realidade ficou em evidência com a última pesquisa eleitoral divulgada antes da campanha, realizada pela RealTime Big Data. O trabalho mostra a liderança do Capitão, com 24% das intenções de voto, mas também revela o crescimento de outras candidaturas. Após Capitão, vem Evandro com 21%. Os dois ficam em empate técnico, levando em conta margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Outro empate é entre Sarto e André, com 15% das intenções cada.
Ainda considerando a margem de erro, Evandro, André e Sarto ficam empatados tecnicamente na disputa pela segunda posição do ranking, ganhando força para poder ir a um eventual segundo turno com o Capitão.
Primeiros atos de candidatos
Abrindo a série de atos para tentar fortalecer as candidaturas, os prefeituráveis já têm agendas previstas na Capital para este primeiro dia de campanha eleitoral. Evandro Leitão terá como primeiro compromisso uma caminhada às 8h30 no Pirambu. Segundo informações da campanha do petista, ele vai percorrer as ruas do bairro para conversar com moradores e apresentar propostas. Ele também fará carreata às 18h, passando pelos bairros Bela Vista, Demócrito Rocha e Pici.
José Sarto começará a campanha com caminhada na Barra do Ceará, reforçando compromisso com a urbanização da orla de Fortaleza. Ponto de encontro será no calçadão da Beira-Rio, a partir das 7 horas. Às 18h, o prefeito e candidato à reeleição participará de carreata nos bairros Bom Jardim, Siqueira, Granja Lisboa e Granja Portugal.
Capitão Wagner começará a agenda de hoje com adesivaço na Av. Bezerra de Menezes com Padre Ibiapina, no bairro Farias Brito. Ele também vai inaugurar o comitê da campanha às 18h44, na Av. João Pessoa, no bairro Damas.
André Fernandes planeja uma motocarreata no sábado (17), partindo do Bom Jardim às 10h30. O ato contará com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já para esta sexta-feira (16), o candidato anunciou um “esquenta”, com adesivaço em pontos em diversos bairros de Fortaleza.
Eduardo Girão estará nesta sexta fazendo gravações para a campanha, mas planeja caminhada e distribuição de panfletos com as propostas do governo, com local e horários ainda sendo definidos, segundo a equipe do candidato.
Técio Nunes também faz gravações hoje, além de entrevista para TV. Às 19h, ele estará no lançamento da campanha da bancada do PSOL para a Câmara Municipal de Fortaleza, na Praça da Gentilândia, Benfica.
George Lima começa a agenda participando de uma missa e, depois, almoço com apoiadores. Pela tarde, às 17h, o candidato informou que participará de caminhada no comércio.
(Por Igor Magalhães)
O post Com início de campanha, é dada a largada na eleição em Fortaleza apareceu primeiro em O Estado CE.