EUA: Bolsas de NY fecham em alta após CPI indicar corte menor nos juros

As bolsas de NY (Nova York) encerraram a sessão desta quarta-feira (14) em alta, impulsionados pelos novos dados de inflação dos Estados Unidos, medidos pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês). A divulgação reforçou a expectativa de um corte mais moderado, de 0,25 ponto percentual (pp), nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed).

O Dow Jones voltou a atingir os 40.000 pontos pela primeira vez desde o dia 1° de agosto, véspera do relatório de empregos (payroll) que gerou um temor de recessão, causando uma queda generalizada.

Desempenho dos índices

  • Dow Jones fecha com alta de 0,61% (40.007,73 pontos);
  • S&P 500 sobe 0,38% (5.455,11 pontos);
  • Nasdaq sobe 0,03% (17.192,60 pontos).
ACESSO LIBERADO: carteiras recomendadas BTG Pactual

Corte de juros nos EUA

O CPI, divulgado pelo Departamento de Trabalho dos EUA, veio em linha com as expectativas do mercado. A inflação mais branda reforçou a possibilidade de cortes de juros pelo Fed, mas a ausência de surpresas nos números diminuiu a urgência por um relaxamento mais agressivo da política monetária.

Segundo o monitoramento do CME Group, as apostas em torno de um corte de 0,25 pp em setembro voltaram a ser maioria, subindo de 47% para 62,5%, de ontem (13) para hoje.

Mercado de ações

Durante boa parte do pregão, os índices oscilaram sem uma direção clara, especialmente devido ao desempenho negativo do setor de tecnologia. As ações da Alphabet, controladora do Google, fecharam em baixa de 2,31%, após a Bloomberg revelar que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) considera a possibilidade de propor a divisão da empresa como parte de um processo antitruste em andamento.

Por outro lado, as ações da Kellanova tiveram um desempenho destacado, saltando 7,76% após a divulgação da compra da empresa pela Mars. Esse movimento de fusão e aquisição foi bem recebido pelo mercado, refletindo positivamente no preço das ações.

O post EUA: Bolsas de NY fecham em alta após CPI indicar corte menor nos juros apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.