A menos de dois meses do primeiro turno da eleição municipal de 2024, a ser realizado em 6 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) começou a enviar as urnas eletrônicas para as zonas eleitorais de todo o estado.
Mais de 25,6 mil urnas que ficam localizadas em oito pontos de distribuição em cidades distintas (Fortaleza, Ibiapina, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Sobral e Tauá) vão ser enviadas para as sedes das 109 zonas eleitorais, abrangendo os 184 municípios cearenses.
Esse processo iniciou no fim de julho e deve seguir até o próximo dia 30 de agosto. O trabalho é feito por cinco caminhões percorrendo os mais de 50 mil quilômetros de estradas do Ceará e cerca de 20 pessoas trabalhando diariamente na operação de distribuição das urnas.
Em 2024, o transporte das urnas eletrônicas está sendo feito por logística própria, desenvolvida pelo TRE-CE.Para que os equipamentos cheguem em segurança às zonas eleitorais, os caminhões são trancados e lacrados, contando com escolta e são monitorados pela Polícia Judicial, com apoio das Forças de Segurança que atuam no Ceará.
Conforme o diretor-geral do TRE-CE, Pedro Bruno Trigueiro, a distribuição própria executada pelo Tribunal gerou uma economia de cerca de R$ 700 mil para os cofres públicos.
O post TRE Ceará inicia distribuição de urnas eletrônicas para eleição em outubro apareceu primeiro em O Estado CE.