Segundo a empresa, por conta de “contingenciamento da operação”, voos da ATR-42 foram cancelados até agosto
Após a tragedia em Vinhedos, São Paulo, que levou à morte 62 pessoas, a Voepass anunciou neste final de semana, o cancelamento de todos os voos da rota Fortaleza-Fernando de Noronha-Natal, até o dia 31 de agosto, alegando “contingenciamento da operação”.
A aeronave é um turboélice ATR-42 e tem capacidade para 48 passageiros, o modelo menor que caiu em Vinhedos, apresentou uma série de problemas na manutenção e que tem gerado preocupação entre os tripulantes. De acordo com o portal O Globo, uma denuncia anônima feita em fevereiro por um tripulante a chefia superior. O funcionário relatou diversas avarias no avião, incluindo um rasgo no sistema de proteção contra congelamento de asa.
Segundo a denuncia, o avião fez desvios e curvas durante o voo para evitar áreas de formação de gelo, em fotos tiradas no dia é possível ver o sistema de congelamento com dois rasgos, o deixando inapropriado. Essa é uma das causas possíveis que pode ter levado a perda de sustentação do ATR-72 que caiu.
“E uma peça que colocaram para “quebrar o gelo em voo, nas asas” não está funcionando, isso em um das asas. Sempre há vários desvios, curvas. Aconteceu vários desvios e curvas que achei estranho e fui perguntar o porque, e foi quando falaram desse problema na peça da asa”. Relatou o tripulante em e-mail.
O sistema de descongelamento é uma borracha que protege a asa do avião e infla para expelir o gelo em caso de formação de cristais. É considerado um item crítico para a decolagem e caso não esteja apito a decolagem pode ser proibida. A formação de gelo depende da altitude e pode acontecer no Nordeste ou Sul.
O ATR-42 já chegou a ser interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em maio e ficou para por alguns dias no aeroporto de Fernando de Noronha, segundo relatos de tripulantes e ex-tripulantes da Voepass ouvidos pela Globo.
Apesar de do cancelamento da rota Fortaleza-Fernando de Noronha-Natal, a aeronave foi remanejada e vai atender os voos entre Recife-Campina Grande, e Recife-Natal-Mossoró.
O post Mesma aeronave: Voepass cancela voos Fortaleza-Noronha por “contingenciamento”, mas mantém rota Recife-Noronha apareceu primeiro em O Estado CE.